A realização da 2ª e 3ª etapa do curso técnico para os Agentes Comunitários de Saúde do Piauí foi tema de reunião na manhã desta segunda-feira (03) entre o sindicato da categoria e a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins. Foram discutidas temáticas e quais os territórios de desenvolvimento que irão sediar os cursos.
Para a secretária Lilian Martins, a reunião foi bastante proveitosa, uma vez que esses profissionais são fundamentais para o monitoramento da saúde pública das comunidades em todo o Estado.
“Sabemos da importância desses trabalhadores. São eles que estão em campo, dia a dia, para a melhora da nossa saúde e, aqui, estamos nos prontificando a garantir mais este curso que eles já vêm buscando desde 2008. Pretendemos qualificar milhares de agentes em parceria com as prefeituras e o sindicato, atendendo as principais regiões do Piauí”, disse a secretária.
Segundo o presidente do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Piauí (Sacs-PI), Cruz Castro, com a parceria entre a Sesapi e o Ministério da Saúde, o Curso Técnico de Agentes Comunitários possibilitará aos profissionais saírem capacitados para exercerem suas funções junto à comunidade.
“A secretária Lilian Martins tem demonstrado preocupação em oferecer condições aos profissionais de saúde para trabalharem com confiança e responsabilidade na melhoria da qualidade da saúde de nossa população e a capacitação é uma dessas medidas adotadas pela Administração Estadual”, afirma Cruz Castro.
O curso está previsto para o início de 2012 e deverá atender quatro territórios de desenvolvimento: Planície Litorânea, Entre Rios, Cocais e Chapada das Mangabeiras.
Por Adrianno Magno