O Estado do Piauí registrou nesta terça-feira (4), 12.520 notificações de casos de Dengue. Os números foram divulgados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Há um aumento de 58,92 % no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010 eram 7.881 notificações.

Teresina segue como a cidade que mais registrou casos. Foram 5.735 no total. Piripiri e Parnaíba vêm em seguida com 868 e 693 casos respectivamente.
 
A Secretária de Estado da Saúde registrou dois óbitos em decorrência da doença. As mortes ocorreram em Parnaíba e Ilha Grande, ambas no litoral do estado.

Alerta do MS – com relação ao alerta do Ministério da Saúde onde afirma que nove estados brasileiros, entre eles o Piauí, podem sofrer uma epidemia da doença em virtude das altas temperaturas, a coordenação de Vigilância Ambiental informou que o estado vem seguindo o plano de contingência da Secretaria de Estado da Saúde.

“A questão de calor é apenas um componente. A gente já convive isso. A fase de pico da dengue é no primeiro semestre. A gente não tem ameaça no momento de enfrentar epidemia. A gente está trabalhando sempre com a emergência ativa”, afirma Inácio Lima, da coordenação de Vigilância Ambiental.

Segundo ele, com o apoio das regionais de saúde de todo o estado, a situação é considerada dentro da normalidade. “Não tem faltado os inseticidas para controle. Acompanhamos diariamente aqueles municípios que por ventura tem algum descontrole”, disse o coordenador.