Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. E, para celebrar a capacidade de administrar a própria vida e emoções dentro de um amplo aspecto de variações, o Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu (HAA) preparou uma programação alusiva à data. As comemorações começam no sábado (08) e seguem até a segunda-feira (10), considerado o Dia Mundial da Saúde Mental.

O evento acontecerá no próprio Hospital, a partir das 08h, e tem como público-alvo os pacientes, os familiares e os servidores. A abertura contará com a apresentação teatral “Um pequeno Grão de Areia”, feita por pacientes do Hospital; em seguida, o Balé da Cidade de Teresina fará uma apresentação no pátio interno de visitas do HAA.
 
No domingo (09), a programação terá início com uma missa celebrada pelo padre João de Deus; após a celebração, uma matinê será animada pela banda de forró Três Contigo. Já na segunda-feira (10) acontecerá uma mesa redonda para discussões sobre o Dia Mundial da Saúde Mental. Autoridades e profissionais de saúde farão pronunciamento sobre o assunto e, após as discussões, será servido um coffee break entre os presentes.

Na oportunidade também serão expostos telas e outros trabalhos artísticos produzidos pelos pacientes do HAA. A solenidade acontecerá no pátio externo do ambulatório do Hospital e será animada pela Banda 16 de Agosto.
 
A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. A data 10 de outubro foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar as políticas de humanização.


Por Flalrreta Alves