Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) organizou uma programação com diversas atividades para todo o Estado. Com o tema “Grande impulso: investir na saúde mental”, as comemorações terão início neste domingo (09) no Hospital Areolino de Abreu.

Será celebrada uma missa, em seguida os participantes poderão conferir a matinê animada pela banda forró Três Contigo no pátio do HAA, além de uma apresentação cultural de teatro, feita pelos pacientes do HAA e outra de dança, realizada pelo Balé da cidade.

Na segunda-feira (10) acontecerá uma mesa redonda sobre o andamento da política nacional de saúde mental. Essas discussões acontecerão no pátio da Sesapi.  Em todos os dias acontecerão exposições de telas com trabalhos artísticos produzidos pelos usuários do HAA e dos Caps. A noite, a exposição acontecerá na Casa da Cultura, onde ficará disponível para visitas até o dia 14 de outubro. Além das telas, o grupo Âncora fará exposição fotográfica intitulada II Mostra de Arte Dobra da Loucura.

No dia 26 de outubro ocorrerá uma sessão solene na Assembléia Legislativa do Piauí. A sessão, realizada no plenário da Alepi, terá início às 9 horas e celebrará também o dez anos da Lei 10.216, que institucionaliza a Política Nacional de Saúde Mental. Na oportunidade, também será lançado um catálogo com trabalhos realizados por usuários dos CAPS na qual a coordenação Estadual de Apoio a Saúde Mental considera ser a primeira mostra de arte insensata do Piauí.