Em todo o mundo, cerca de 150 milhões de pessoas sofrem de osteoporose, e as estimativas apontam que 7 milhões de brasileiros estão doentes. Visando contribuir para amenizar este problema no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, vai realizar de 17 a 21 deste mês a Semana de Rastreamento da Osteoporose.

O objetivo é detectar de forma precoce portadores de osteoporose, sobretudo mulheres acima de 45 anos que já chegaram à menopausa e que possuem características que favorecem o aparecimento dessa doença.  Serão realizados exames gratuitos com aparelho de ultrassometria óssea.

A Semana da Osteoporose ocorrerá em três locais, sendo que as atividades terão inicio pelo Prédio da Sesapi, no Centro Administrativo, a partir das 12:30 e prossegue até as 16h.

Já no dia 18, os profissionais da Sesapi se dirigem à Vila do Ancião, no bairro Socopo e nos dias 20 e 21 as atividades acontecem no Centro de Convivência para o Idoso- Antonio Carneiro. Nestes dois últimos locais, os eventos ocorrerão a partir das 08h e prossegue durante toda a tarde.

Sobre a osteoporose

A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. Doença silenciosa e debilitante, que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, é um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte.

Por Adrianno Magno