A escolha de delegados feita por territórios de desenvolvimento, permitiu que o Piauí possa ter total representatividade na Conferência Nacional em Saúde, que acontece em Brasília entre os dias 30 de novembro a 04 de dezembro. A seleção desses delegados foi feita na 6ª Conferência Estadual em Saúde, encerrada na tarde de sábado (15) em Teresina.

A divisão foi definida pelo Conselho Estadual de Saúde do Piauí de acordo com o regimento da Conferência, contemplando todos os 11 territórios de desenvolvimento do Estado.  Foram destinadas 32 vagas para os usuários (eleitos pelos territórios), 16 para trabalhadores em saúde, sendo pelo menos um de cada território, e 16 para gestores e prestadores de serviço na saúde, formando uma comissão de 64 pessoas.

A Conferência Estadual discutiu a atuação o SUS em todos os seus princípios da equidade, universalidade e gratuidade. Os conferencistas fora divididos em quatro grupos de discussão, que tiveram como eixos: I- Acesso e acolhimento, II- Participação da comunidade no controle social III- Financiamento, pacto pela saúde e gestão do SUS e IV- Seguridade, Gestão de Trabalho e Educação na Saúde.


Os grupos elencaram propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, dentre elas: Gestão de Trabalho, Organização dos Serviços de Saúde, redução da carga horária para profissionais de saúde, redução do número de família de cada equipe do Programa Saúde da Família, considerando que um número menor representaria mais tempo e dedicação da equipe para com os assistidos, e plano de cargo, carreira e salário para todos os profissionais de saúde.

A coordenadora da Conferência, Ana Eulálio, considera que o evento foi um sucesso em todas as suas intenções, destacando a relevâncias das discussões e a contribuição dos participantes. “Os debates foram muito participativos e os temas bastante relevantes para o SUS, para o Estado e principalmente para os usuários” declara.

Sobre as escolhas dos delegados por territórios de desenvolvimento, a coordenadora considera ser a forma mais democrática de representatividade. “Rompemos com uns tradicionais vícios de irem sempre as mesmas pessoas para as discussões, o que formava um grupo fechado e até com idéias engessadas. Com essa renovação, teremos inclusive novas propostas”, comenta.

A Conferência Estadual em Saúde do Piauí aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de outubro no auditório Luis Pires do Atlantic City. Foram realizadas mais de duas mil inscrições, e contou com a participação de convidados e observadores, dentre eles a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o governador Wilson Martins.

Por Flarreta Alves