A Osteoporose é uma doença que afeta o tecido ósseo, sendo caracterizada, principalmente, pela diminuição da massa óssea e pela deterioração da arquitetura do osso. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, realiza um amplo trabalho com ações de controle da doença. E, nesta semana, em parceria com a Lilly e a Healthy Interactions, a Sesapi realiza, a partir desta segunda-feira (17), a campanha de triagem da Osteoporose.

De acordo com a coordenadora responsável, Vanessa Nunes, o objetivo principal é detectar de forma precoce portadores de Osteoporose, sobretudo, mulheres com idade acima de 55 anos. “Como se trata de uma doença silenciosa, periodicamente, estamos realizando campanhas e atividades para diagnosticar o mais rápido possível. Durante os quatro dias de campanha queremos realizar uma média de 200 exames nos abrigos para idosos e aqui, no prédio da Sesapi”, frisa a coordenadora.

A campanha tem início nesta segunda-feira (17), a partir das 13h, na sala da Gerência de Atenção à Saúde, no térreo do prédio da Sesapi, localizado no Centro Administrativo. Nessa sala, exclusivamente, serão disponibilizados exames aos servidores da Secretaria da Saúde: cerca de 40 exames. As demais pessoas terão acesso nos abrigos para idosos.

Nesta terça-feira (18), a equipe da Sesapi leva, durante todo o dia, a estrutura de exames para o abrigo Vila do Ancião. Na quinta (20) e na sexta (21), as atividades de triagem da Osteoporose serão realizadas no Centro de Convivência Antonio Carneiro.
 

Por Adrianno Magno