Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Profissionais da Sesapi participam de oficina no Rio Grande do Norte
A capacitação está sendo realizada em Natal-RN e é direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) está participando esta semana de uma capacitação sobre o tratamento e controle da Tuberculose. A capacitação está sendo realizada em Natal-RN e é direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
O principal assunto discutido é o manejo dos pacientes com tuberculose, como e fazer que eles mantenham o tratamento até o final. A interrupção do tratamento é um dos principais problemas detectados nas cidades do Nordeste do País. Estão participando do encontro 15 profissionais piauiense que, durante três dias, terão contato com médicos renomados do Brasil.
Segundo a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, a capacitação é importante para os profissionais ajudarem no tratamento dos pacientes com Tuberculose. “O trabalho tem que ser contínuo e é isso que estamos fazendo para que a população possa receber em nosso Estado um atendimento de qualidade”, explica.
A cada ano que passa, o Estado tem ampliado o serviço de controle da Tuberculose objetivando estimular a notificação da doença e a população a procurar uma unidade de saúde.
De acordo com a coordenadora, o trabalho contra a Tuberculose no Piauí será continuo e feito em todos os territórios do Estado. Segundo Karina, a intenção da Sesapi é intensificar as ações nesta área visando melhorar as notificações.
Além disso, os profissionais que participam da capacitação irão repassar em futuras oficinas as estratégias sobre o manejo no tratamento dos pacientes. “O tratamento, com duração de seis meses ao paciente é o foco de discussão em todos os encontros, pois o bom atendimento estimulará os pacientes a se cuidarem realizando o mesmo até seu fim”, frisa Karina Amorim.
Por Adrianno Magno |