Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Samu estadual e APPM discutem termo de cooperação técnica
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e a Associação Municipal de Prefeitos Piauienses (APPM) discutiram nesta terça-feira (25) um Protocolo de Cooperação Técnica com o objetivo de fortalecer e agilizar o atendimento à população.
Durante a reunião de trabalho, o coordenador médico do Samu, Gerardo Mesquita e o presidente da instituição, Francisco Macedo, abordaram a descentralização do Samu e o atendimento aos municípios que não possuem uma base descentralizada do Serviço.
A reunião teve êxito já que as primeiras conversas demonstram que as prefeituras estão interessadas em firmar o termo de cooperação. De acordo com a coordenadora estadual do Samu, Christianne Leal, somente com este termo firmado será possível atender os 5 territórios do Estado.
“O atendimento já está bem melhor com a Central de Regulação, mas é necessário expandir o serviço e para isso estamos entrando em contato com os municípios para mostrar a importância desse termo”, frisa Christiane Leal.
A coordenadora estadual do Samu também destacou a boa vontade do presidente da Appm de reunir os prefeitos para mostrar a importância e como deverá funcionar essa expansão do Serviço. “Foi uma conversa satisfatória e que agora poderemos no segundo momento contar com o apoio desse órgão para melhorar ainda mais os atendimentos do Samu”, disse.
Segundo Christianne Leal, a próxima reunião já está programada para a próxima semana, sem data confirmada. O documento preliminar deverá ser concluído até o final deste ano e será entregue a Secretaria de Estado da Saúde, para que seja oficializado.
Por Adrianno Magno