Representando o governador Wilson Martins, a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, participou da solenidade de abertura do Fórum de Desenvolvimento do Piauí, na manhã desta quarta-feira (26), no Blue Tree Tower Rio Poty Hotel, em Teresina. O evento marca o encerramento dos trabalhos de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015, que foram iniciados em maio deste ano, prolongando-se pelos meses seguintes, com a realização de plenárias nos 11 Territórios de Desenvolvimento do Estado.
O Fórum é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Na oportunidade, também acontece a reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CEDS). O objetivo principal do Fórum é a promoção do desenvolvimento humano equilibrado, com igualdade de oportunidades para todos os piauienses, conferindo de perto cada particularidade dos 11 Territórios do Piauí. A ação é realizada conjuntamente entre o poder público e a sociedade civil, com representantes das diversas instituições, como meta para a realização de um planejamento mais bem elaborado e participativo.
"Este é um evento de fundamental importância. Desde 2007 que estamos desempenhando essa forma de planejamento para o nosso Estado, que gera uma perfeita harmonia entre instituições, cidades, Estado e o país. Com projetos e um plano integrado poderemos ter uma visão mais bem organizada, percebendo os anseios de cada um dos Territórios, as suas vocações, os seus dinamismos. É preciso um olhar dessa forma, para este Piauí que é tão grande e com tantas diferenças, particularidades em cada região", destacou Lilian Martins.
O evento acontece, ainda, no turno da tarde desta quarta. Participam do Fórum prefeitos, secretários de Estado, demais representantes de instituições da sociedade civil, e demais pessoas, membros titulares e suplentes. Ao fazer uso da palavra, o secretário de Estado do Planejamento, Sérgio Miranda, enalteceu o trabalho dos últimos meses e reafirmou que o Estado trilha um caminho seguro para um desenvolvimento sustentável e mais ágil. "O Piauí está fadado ao sucesso. O que faremos será apenas acelerar esse processo", pontuou.
A secretária Lilian Martins também falou durante a abertura solene do evento, que, segundo ela, "culmina em um momento muito importante, após amplas discussões nos Territórios". Em seguida, o ex-ministro do Planejamento, piauiense, economista, João Paulo Reis Veloso, proferiu a conferência com o tema "Piauí - A era das oportunidades", sobre grandes projetos de desenvolvimento de nível nacional, com adequações para as diferentes regiões do Piauí. Segundo o economista, que é bastante conhecedor do panorama econômico e social do país, é preciso embasamento, sobretudo, em dois pilares, para que haja desenvolvimento: educação de qualidade e economia do conhecimento. "Precisamos deixar de ser o último da fila. Antes de tudo, perceber, ter a consciência, de que a maior riqueza do Piauí são os seus recursos humanos, a sua gente", destacou Reis Veloso.
Para o secretário Sérgio Miranda, o Plano Plurianual que será apresentado ao final do evento é o resultado de um diálogo produtivo entre o Governo e a sociedade. O documento final será entregue oficialmente no próximo dia 31 à Assembleia Legislativa do Piauí.
Por Flávio Moura