O superintendente de Assistência à Saúde, Ernani Maia, anunciou na manhã desta quinta-feira (27) a distribuição exata das superintendências e de suas respectivas diretorias e gerências, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), após o incêndio que comprometeu toda a estrutura do bloco A do Centro Administrativo, na segunda-feira (24). No local funcionavam a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e a Sesapi.
Segundo Ernani Maia, as três superintendências já estão, provisoriamente, acomodadas, dentro de uma série de limitações, já que a perca de documentos importantes, entre outros equipamentos, foi bastante significativa. "Precisamos, neste momento, da compreensão e da paciência por parte da população. O nosso ritmo agora é diferente, as pessoas vão ter que entender. Aos poucos, sem, no entanto, paralisar nossas atividades, vamos retornar ao nosso cotidiano normal de trabalho, em todos os setores", explicou.
A Superintendência de Assistência à Saúde (SUPAS) está executando seus serviços na sede da Assistência Farmacêutica, localizada à Rua 24 de Janeiro, Centro. Por lá, serviços importantes como a Diretoria de Unidade de Organização Hospitalar (DUOH), por exemplo. Já a Superintendência de Atenção à Saúde (SUPAT), que reúne, entre outras diretorias, a Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), com suas diversas gerências, está funcionando no prédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Piauí (CEREST), bairro Primavera, zona Norte de Teresina.
A Superintendência de Gestão de Administração (SUGAD), que, entre seus serviços mais importantes, concentra a Diretoria de Unidade de Administração (DUAD) e o Protocolo Geral, está instalada na Escola Fazendária, onde o gabinete e assessorias técnica, jurídica e de comunicação também estão concentradas.
"A perícia continua o seu trabalho no prédio da Sesapi. Provisoriamente, estamos nos locais já citados. E, em cerca de 10 dias, vamos assumir outros três lugares mais fixos: o prédio próximo à Escola Fazendária, onde funcionava a Creche Risoleta Neves, e os dois prédios em frente ao Hospital Infantil, um da Agespisa e o outro é o anexo do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. Agora, precisamos, mesmo, da compreensão das pessoas. Estamos nos reerguendo", finalizou Ernani Maia.
Por Flávio Moura