Dezenas de cidades piauienses, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), receberão palestras para a implantação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Para a implantação do projeto estão sendo convocados gestores da área da Saúde, Educação e alunos da rede estadual de ensino. O próximo encontro será realizado em Teresina, no Centro de Formação Odilon Nunes, nos dias 17 e 18 de novembro, a partir das 08h.
De acordo com Karina Amorim, coordenadora de DST/Aids da Sesapi, a intenção é implantar o projeto em todos os territórios até o final do ano. "No início deste ano foram capacitados alguns alunos da rede pública de ensino. Nesses encontros, eles são acompanhados de gestores e profissionais e participam de oficinas para atuar como multiplicadores de ensino, de maneira diferenciada e divertida", destacou a coordenadora.
Segundo Karina Amorim o projeto tem como objetivo contribuir para a prevenção da infecção pelo HIV e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) incluindo as hepatites virais, também com atuação preventiva contra gravidez não planejada e ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. “Desenvolveremos diversas ações educativas, que estão como uma das metas da Sesapi. Conseguir implantar o programa SPE em todas as cidades é outra meta importante. Estamos envolvendo toda a comunidade escolar de maneira diferenciada e criativa”, garante a coordenadora.
Recomendações aos Municípios
A iniciativa trabalha a inclusão, na educação de jovens das escolas públicas, dos temas saúde reprodutiva e sexual, tendo como principais elementos a educação preventiva e a formação de consciência crítica de forma interdisciplinar. Com o objetivo de fortalecer o projeto no Estado, os coordenadores da Sesapi solicitam a indicação por parte dos municípios de um profissional da área da saúde, um da área da educação e um jovem da rede pública de ensino.
Por Adrianno Magno