Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Lilian Martins prestigia abertura do I Congresso Piauiense de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde
A solenidade aconteceu no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren)
Foi aberto ontem (03), em Teresina, o I Congresso Piauiense de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde. A solenidade aconteceu no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e contou com a participação da secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, que na ocasião representou o governador Wílson Martins. Várias entidades como Ministério Público Estadual, prefeitura de Teresina, dentre outras participaram do evento. O Congresso é uma realização da Associação Piauiense de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (APCIRAS).
Segundo a presidente da Apciras, Rosania Maria de Araujo Oliveira, o Congresso irá proporcionar uma abordagem ampla das medidas de prevenção e controle das infecções. “Estamos felizes com os mais de 200 inscritos entre profissionais de Teresina e outras cidades do estado, como médicos, enfermagem, nutrição, fisioterapia, biomedicina, farmácia, em fim, todas as áreas”, disse a presidente, que é médica infectologista.
Para Rosania, é o momento dos profissionais de saúde do Piauí terem a oportunidade de discutir os aspectos relevantes da rotina assistencial que afetam a qualidade e a segurança nos serviços de saúde do estado. “Atitudes voltadas à prevenção das infecções relacionadas à assistência a saúde devem permear o dia-a-dia de todos que prestam assistência a nossa população”, disse.
A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, que fez parte da primeira Comissão Hospitalar do Hospital Getúlio Vargas (HGV), disse que as infecções hospitalares são feridas que não tiveram o dedo devido colocado. “Não tivemos ainda uma abordagem com certa desenvoltura. Não temos desenvolvido ao longo do tempo as condições para que o controle exista e isso passa por todos, desde os profissionais até os acompanhantes dos pacientes”, afirmou a gestora.
Ainda segundo a secretária, as infecções ainda são abordadas com certo preconceito. “Temos que combater isso com informação e é por isso que estamos aqui. Com o avanço da tecnologia, a sobrevida dos pacientes hoje é muito maior. Temos procedimentos invasivos mais avançados e com isso a probabilidade de maior infecção. É fundamental discutir essa temática com todos os profissionais”, afirmou Lilian Martins.
Após a solenidade de abertura, a presidente da Apciras fez palestra sobre o Papel do Controle da Infecção na Qualidade dos Serviços de Saúde. O congresso é o primeiro grande evento promovido pela entidade. A associação foi fundada em 2009. “Já estamos começando fazer reuniões cientificas e a ideia é essa: mostrar para a sociedade que existe uma entidade sem fins lucrativos que busca a educação continuada nessa área e mostrar pra os profissionais da saúde que é sempre necessário estudar.
As infecções hospitalares representam um importante problema de saúde pública em todo o mundo. O Brasil, reconhecido como um país de grande extensão territorial encontra aí o desafio de superar as mais diversas realidades das suas cinco regiões geográficas, com epidemiologias próprias, no estabelecimento e definição das medidas mais apropriadas para cada uma delas.
O evento prossegue até o dia 05 de novembro no Rio Poty Hotel.