A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, participou na manhã desta sexta-feira (04) da reunião de monitoramento da área da Dimensão Social II, coordenada pelo governador Wilson Martins. No encontro, foi apresentado o andamento das metas que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) propôs para o segundo semestre deste ano. Também participam da reunião os gestores e assessores das Secretarias de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), da Assistência Social e Cidadania (Sasc), do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), além da Coordenadoria da Juventude e da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

Ao todo são 14 metas de trabalho que a Sesapi mantém como prioridade para execução. Durante a exposição dos trabalhos, a secretária Lilian Martins iniciou falando sobre a implantação do Sistema de Regulação (SISREG), que visa a integração dos municípios, via programa de rede online, para a marcação de consultas e outros serviços na área da saúde. A meta está em andamento. “A previsão é que até dezembro deste ano 105 municípios estejam integrados”, pontuou Lilian.

Sobre a meta de otimizar os serviços e reduzir custos, modernizando a gestão e implantando um sistema de controle e organização no estoque de medicamentos, a secretária Lilian Martins explicou a dificuldade de implantação do serviço. “São alguns problemas que, juntos, estão impedindo a execução da meta. Mas, nós estamos bastante empenhados e dispostos a executá-la”, frisou, contando, em seguida, com a palavra de ordem do governador Wilson Martins, no sentido de garantir total assistência para a execução da meta.

Os trabalhos de realização de atividades estruturantes, com melhorias na capacidade física e implantação de novos serviços no Sistema Estadual de Saúde, ganharam avanços, que também mostram mostrados pela secretária Lilian. “A inauguração da reforma do Hospital Getúlio Vargas, do Centro de Diagnóstico do Ceir, bem como a assinatura da ordem de serviço para a reforma do Hospital Regional de Uruçuí, são alguns exemplos desses avanços”, destacou, ressaltando a continuidade da meta: serão concluídas em dezembro deste ano a reforma do Centro Cirúrgico do HGV e a construção do Centro de Nefrologia, além dos Prontos Atendimentos, um em Oeiras e outro em São Raimundo Nonato.

Lilian Martins também destacou os avanços na resolutividade dos casos de saúde pelos Hospitais Regionais, influenciando, diretamente, nos serviços de saúde pública oferecidos em Teresina. “Ainda vamos fazer muito mais, ainda é preciso fazer muito mais. Em Parnaíba, no Hospital Regional Dirceu Arcoverde, por exemplo, precisamos agir com mais rapidez e fazer uma ação estruturante. O Hospital ainda pode fazer mais e dar mais resolutividade”, esclareceu.

Também foram mostrados como avanços no cumprimento das metas a inauguração do Laboratório de grupe sazonal e H1N1, bem como o bom andamento do Concurso Público da Sesapi, que mantém suas inscrições abertas até o próximo dia 11. A inauguração do Laboratório de Exames de Paternidade, a execução dos serviços da Policlínica de Picos, entre outras metas, estão em andamento e propostas para serem concluídas ainda neste semestre.


Por Flávio Moura