Com o objetivo de melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios brasileiros foi realizado no Piauí a segunda parte do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS (CNQGS ). O curso teve duração de seis meses e capacitou, no módulo a Distancia, cerca de 160 profissionais da área da Saúde.

A qualificação, que é uma parceria da Fiocruz e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O encerramento aconteceu na noite desta sexta-feira no Hotel Rio Poty com a participação da secretária Lilian Martins.

Durante o evento, os coordenadores, técnicos e gestores municipais e estaduais elogiaram a qualidade do material e da dinâmica utilizada pelo Ministério da Saúde.

Os participantes ainda aproveitaram para agradecer o empenho da secretária de Estado da Saúde para a próxima etapa do Curso. “Estamos confiantes que estes profissionais serão multiplicadores das estratégias apontadas pelo SUS na melhoria da saúde pública e o trabalho da nossa secretária vai possibilitar que novas turmas continuarão a ser capacitadas, isso é fundamental para nosso Estado”, destaca Conceição Santos, tutora e gerente de Desenvolvimento e qualificação da Sesapi.

No encerramento, Lilian Martins disse está entusiasmada com a quantidade de profissionais que conseguiram finalizar o CNQGS II. Para a secretária, a próxima etapa do curso reforçará a estratégia de melhores serviços prestados à rede pública de saúde. “O número de participantes deste curso me deixou muito feliz; acredito que estamos no caminho certo, essa vontade de vocês quererem estar cada dia mais qualificados é que me dar força para continuar buscando a melhoria nos nosso serviços. Agora estamos trabalhando para a próxima etapa poder beneficiar mais profissionais, quem ganha com isso além dos profissionais é a nossa população”, firsou Lilian.

Público-alvo e o objetivo do CNQGSII

Gestores do SUS de nível superior ou médio que estejam desempenhando funções gestoras em um mesmo território, em áreas de prática do Sistema Único de Saúde, com prioridade nas áreas de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria; Fundos Municipais e Estaduais de Saúde e Planejamento e Programação em Saúde.

Quanto a modalidade do Curso, ele se dá no aperfeiçoamento, com carga horária de 180 horas, sendo 156 realizadas à distância e 24 de forma presencial. O curso é estruturado em 4 Unidades de Aprendizagem e terá a duração de até sete meses.

O curso foi estruturado através do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASEMS) .

A qualificação visa desenvolver competências para a gestão dos diferentes níveis do SUS, na perspectiva de formar equipes gestoras, referenciadas na regionalização da atenção à saúde, a fim de atender às novas exigências do Pacto pela Saúde.