Dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. No Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde, uma vasta programação vai alertar a população para essa doença silenciosa e perigosa. Segundo a Diretoria de Unidade em Vigilância e Atenção a Saúde (DUVAS), através da Coordenação do Adulto e Idoso, a campanha do Dia Nacional/Mundial começa dia 13 em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIPI)

Será realizada às 16h, uma ação educativa na Ponte Estaiada com a realização de glicemias capilares, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, atividades corporais e cadastro de associados da Adipi. No dia 16, às 10h, acontece sessão solene dedicada ao Dia Mundial do Diabetes, na Assembléia Legislativa.

No dia 25, a programação segue no Ambulatório Azul do HGV, das 8h às 12h com a oferta dos seguintes serviços:

•    Atividades corporais (capoterapia);
•    Avaliação e orientação alimentar;
•    Exame do pé;
•    Exame da unha;
•    Glicemia capilar;
•    Avaliação antropométrica
•    Verificação de pressão arterial
•    Cadastro de associados da ADPI.

A doença - A hipertensão arterial (HA) e o diabetes mellito (DM) configuram importantes problemas de saúde coletiva no Brasil, pelas suas elevadas prevalências, pelas complicações agudas e crônicas a que dão origem e por representarem fatores de risco associados às doenças cardiovasculares, condicionando elevadas taxas de morbidade e mortalidade e custos sociais e econômicos decorrentes do uso de serviços de saúde, absenteísmo, aposentadoria precoce e incapacidade para o trabalho (Arquivo Brasileiro de Cardiologia, 2006).

Diabetes e Hipertensão são condições clínicas que podem ser assintomáticas, cuja totalidade dos casos podem estar subestimados em uma população. A alta morbimortalidade associada ao diabetes e à hipertensão demanda estratégias de promoção da saúde e a detecção de grupos de risco para intervenções preventivas.

No Piauí, as prevalências (auto-referida) de DM na população de 18 anos e é de 4,9% e de hipertensão 21,0% (VIGITEL/2010). Esses dados evidenciam que as ações de prevenção e controle devem envolver todas as fases da vida, com vistas a uma vida longa, ativa e saudável.

Com o propósito de chamar a atenção da sociedade em geral para esse importante problema de saúde publica, a International Diabetes Federation – IDF- definiu a data 14 de novembro com o Dia Mundial do Diabetes, acatado por 132 países, entre eles o Brasil.

2011 é o terceiro ano da campanha Diabetes: Educar Para Prevenir, escolhida para o período de 2009-2013. O slogan escolhido para a campanha deste ano é: Aja Pelo Diabetes. Agora.