O Conselho Estadual de Saúde do Piauí esteve reunido na manhã desta quarta-feira (09) com uma equipe de engenheiros da Agespisa. Na oportunidade, foi apresentado um projeto para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no Estado, orçado em quase R$ 46 milhões. A proposta é que o projeto seja executado com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que, para firmar o convênio, exige o parecer favorável do Conselho.
 
Cerca de 10 municípios serão contemplados com o projeto, que inclui a construção de reservatórios e poços tubulares, bem como ligações domiciliares na zona urbana e ampliação da rede já existente, além da implantação do sistema de esgotamento sanitário da zona urbana nas cidades de Barras e de Regeneração. O tempo para conclusão é de até oito meses, a contar da autorização da Funasa.
 
O Conselho se comprometeu em analisar e dar uma parecer em até oito dias. As outras pautas da reunião foram em torno da Conferência Nacional de Saúde, que acontece a partir do próximo dia 30 e segue até dia 04 de dezembro, em Brasília. A delegação do Piauí será composta por 48 participantes, que terão o deslocamento custeado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
 
Durante a reunião, a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, comentou sobre o acidente ocorrido na sede da Sesapi, na noite do último dia 24. De acordo com a secretária o prejuízo material e memorial é de toda a Saúde do Estado e não somente do prédio. “Todos os hospitais regionais, estaduais, Centros de Referências e demais setores ligados à Sesapi, de certa forma, foram atingidos. Ainda bem que nosso maior patrimônio é o fator humano e esse está se esforçando para dá continuidade aos trabalhos”, afirma.
 
A secretária explicou como está o funcionamento da Secretaria e como estão divididos as superintendências, diretorias e coordenações, que devem funcionar ainda nesta semana nas novas instalações, localizadas no segundo e terceiro andar do prédio anexo do Hospital Natan Portela e no prédio ao lado, onde funcionavam serviços ligados à Agespisa. O gabinete da secretária continua funcionando na Escola Fazendária, próximo ao Centro Administrativo.
 

Por Flalrreta Alves