Teve início na noite de ontem em Teresina, no auditório do Tribunal de Justiça, o V Fórum Social Sobre Drogas do Estado Piauí. Realizado pela Fazenda da Paz, a abertura do evento contou com a presença de várias autoridades dos mais diversos setores da sociedade. O governador Wilson Martins foi representado na solenidade pela secretária de estado da Saúde, Lilian Martins.
Este ano, o fórum tem como tema a consolidação da rede de atendimento ao dependente químico. O evento quer mostrar que um trabalho conjunto entre as diversas esferas que atuam na área da dependência química traz resultados positivos.
Para a secretária Lilian Martins, a abordagem multisetorial do problema das drogas ajuda no enfrentamento do problema. “Sem botar o dedo na ferida nós não vamos conseguir combater esse problema. Precisamos de uma abordagem aberta como a que este fórum propõe. Tenho certeza que vamos colher muitos frutos”, disse a gestora.
Lilian Martins lembrou que as Comunidades Terapêuticas não podem deixar de ser reconhecidas como importante instrumento de tratamento de dependentes. “É uma forma de acolhimento, e todas as forma precisam de tratamento especifico”, declarou.
Após a solenidade, as autoridades assistiram a uma palestra da secretária nacional de políticas sobre drogas, Paulina Duarte. O evento termina nesta sexta-feira com uma palestra do Padre Haroldo Rahm, que implantou a primeira comunidade terapêutica no Brasil.
O Fórum termina com uma mesa redonda da qual participam entidades governamentais e não-governamentais como a Fazenda da Paz, a Fundação Municipal de Saúde, a SEMTCAS, SASC, SESAPI e o Pastor Wellington Vieira representando a Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil.