Dando continuidade ao programa elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), denominado Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Neonatal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, está levando capacitação para dezenas de parteiras da região de Floriano. 

O treinamento, que atende uma média de 30 parteiras tradicionais, teve início na última quinta-feira (10) e segue até esta sexta-feira (11), com o objetivo de qualificar os serviços realizados por essas profissionais. Com o treinamento, as parteiras estarão mais bem capacitadas para agir da melhor forma possível em situações de emergência. Na ocasião foram distribuídos kits com material de enfermagem e cartilha do MS.
 
O próximo treinamento será realizado na cidade de Bom Jesus e deve contemplar outras dezenas de parteiras, bem como técnicos de enfermagem e enfermeiros daquela região.
 
De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Alzení Moura Fé, o objetivo dos treinamentos é aproximar a Sesapi dessas profissionais e, assim, oferecer um melhor atendimento às gestantes. “É um ofício muito bonito o trabalho que essas mulheres exercem, seja na cidade ou nas mais distantes comunidades. Por conta desse importante serviço, a Sesapi está levando a todos os territórios essa capacitação", destaca. 
 
Desde o início deste ano, a Sesapi já capacitou 130 parteiras e outras 100 estão cadastradas para realizarem o treinamento até o mês de dezembro de 2011.
 
 
Por Adrianno Magno