A Sociedade Brasileira de Dermatologia/ Secção Piauí (SBD) e a Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) participam no próximo sábado, 26, da XIII edição da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Durante todo o dia, o atendimento será realizado mediante a apresentação de senhas, que serão distribuídas a partir das 8h, na própria  Clínica Dermatológica. A Campanha acontece simultaneamente em 23 estados e no Distrito Federal.

Segundo a coordenadora do evento, Naira Rodrigues, durante o atendimento médicos e estudantes de medicina estarão divulgando informações e realizando serviços de diagnóstico e, em caso de confirmação, encaminhamento para tratamento do tipo de câncer que mais atinge a população brasileira; e que a meta é superar os números do  ano passado, quando  foram atendidas 376 pessoas e diagnosticados 44 casos de câncer de pele.
 
“É preciso estar atento a alguns sinais e sintomas: manchas ou pintas assimétricas, com bordas irregulares,  várias cores. Também é necessária atenção a lesões como espinhas, verrugas ou feridas que não cicatrizam e/ou sangram facilmente, normalmente indolores, que podem ser sinais de um câncer de pele. Caso observe uma ou mais dessas características é fundamental que se consulte um dermatologista”, alerta a médica.

Ainda de acordo com ela, para se prevenir  e não desenvolver um câncer de pele a melhor alternativa é evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h, sem a devida proteção. “Transformar em hábito algumas medidas simples, como o uso de camisetas, chapéus, óculos escuros e aplicação de protetor solar, são a melhor forma de prevenção”, explica.

A Clínica Dermatológica do HGV fica na rua Governador Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

Por Fátima Oliveira