Nesta sexta-feira (25) será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O novo perfil do doador de sangue dos hemocentros brasileiros é formado por jovem, com idade entre 25 e 30 anos. O público feminino e jovem aparece em maior número, já que, antes, a predominância era masculina, oriunda do serviço militar e com idade entre 35 e 40 anos.
De acordo com a supervisora em Comunicação e Marketing do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), Maria Texeira, um dos dados que vem agradando é a grande quantidade de voluntários que se apresentam para essas últimas doações aqui no Piauí. “Acreditamos que o número tenha aumentado devido às inúmeras campanhas que estamos realizando durante todo o ano; o resultado superou nossas expectativas”, ressalta.
Desde o dia 21, a última segunda-feira, o Hemopi realiza uma série de atividades para a Semana do Doador, que segue até o próximo dia 26, quando será lançado o Clube 25, um projeto do Ministério da Saúde que tem o objetivo de educar e captar jovens com idade entre 18 e 21 anos, para fazerem, no mínimo, três doações ao ano.
O Hemopi é referência no Estado e tem realizado estratégias para garantir seu estoque de bolsas com sangue suficiente para atender a demanda. A média é de 3.500 doações mensais e o Centro tem conseguido manter esse número. “Você ouvir de uma pessoa que foi salva através de uma bolsa de sangue é muito emocionante; são essas atitudes que fortalecem nossa equipe, que não deixa de realizar campanhas de coletas externas, tanto para fidelizar mais doadores, como para manter o estoque sempre abastecido. Seja aqui em Teresina, em Corrente ou em qualquer outra cidade que necessite do Centro”, explica Maria Texeira.
A supervisora explica que, das últimas 600 doações, 75% delas foram feitas por voluntários. Maria Texeira destaca que nesta edição, as redes sociais foram escolhidas como tema central da campanha. “Nosso endereço no Facebook está sendo um sucesso. Já conseguimos mais acessos de que o próprio site da instituição. Isso mostra que estamos inovando através da internet e adquirindo mais pessoas em todo o Estado”, acrescenta.
A programação para esta sexta-feira terá início às 08h e se estenderá até as 12h. Os doadores terão tratamento especial durante a sexta e o sábado com serviços que vão desde o tratamento de beleza até a distribuição de brindes e apresentações culturais.
Por Adrianno Magno