Começa dia 26 de novembro, a Campanha de Vacinação Antirábica 2011. A vacinação prossegue até o dia 10 de dezembro, no entanto, o dia D ocorre neste sábado, durante a abertura. A população animal a ser vacinada é de 429.4716 cães e 211.600 gatos em todo o Piauí. A meta mínima é imunizar 80% de cada população.

Os animais deverão ser vacinados a partir de 3 meses de idade. Os primovacinados (vacinados pela primeira vez) devem receber uma dose de reforço 30 dias após a 1ª dose. A imunidade é estabelecida após 21 dias da vacinação e oferece proteção por 1 ano, portanto, todo cão e gato deve ser re-vacinado anualmente.

"Dados epidemiológicos indicam que há circulação do vírus da raiva em várias espécies de animais e em vários municípios do estado, de todas as regiões, evidenciando importante risco da doença para a população", informa Inácio Lima, Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesapi.

Não devem ser vacinadas outras espécies animais, tais como macaco, coelho, raposa ou outros animais silvestres, pois a referida vacina foi desenvolvida especificamente para cães e gatos, podendo provocar reações anafilaticas em outros animais.

Em 2011, quatro casos de raiva ocorreram em animais no Piauí. Uma raposa em Luis Correia, um boi em Piracuruca e um cão em Teresina.