Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Doações voluntárias aumentaram 10% na semana do doador de sangue
Em dias normais o hemocentro arrecada 130 a 150 bolsas por dia
Hoje é comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. No Piauí, as atividades iniciaram segunda-feira no Hemopi e o resultado superou as expectativas: as doações aumentaram 10%. Em dias normais o hemocentro arrecada 130 a 150 bolsas por dia, esta semana o número chegou a 200.
A programação alusiva a data começou cedo e contou com a presença da secretária de estado da Saúde, Lilian Martins. Na abertura houve apresentação da banda 16 de Agosto, da Polícia Militar, além de apresentação de teatro de bonecos.
Para a secretária Lilian Martins, o que cada pessoa fizer em prol da vida do próximo, já valeu a apena. “As vezes a gente não se dá conta da importância, mas um simples ato nosso, tão pequeno, insignificante para nós, é de uma importância tão grande para o paciente e pode evitar sua morte. O que você fizer para salvar uma vida já terá valido apenas seu esforço, não só na doação de sangue, mas em qualquer ato”, disse.
Lilian Martins pediu aos presentes que disseminem o ator de doar na família, entre amigos e em qualquer lugar que estiver.
“É uma causa de todos nós, que todos possam doar sangue, mas não só isso, convencer a doar medula, órgãos, podendo salvar muitas e muitas vidas por ai afora”, afirmou.
Pode doar sangue qualquer pessoa que tenha entre 16 e 68 anos de idade e peso acima de 50kg. O homem pode doar até quatro vezes por ano, com intervalo de dois meses, já a mulher pode doar sangue três vezes em 12 meses.
Segundo o diretor do Hemopi, Antonio Lages, quem doa sangue possui alguns benefícios. “Um deles é a isenção de taxas de concurso”, afirma.
De acordo com a supervirosa do hemocentro, Maria Teixeira, se 3% da população piauiense doasse regularmente não faltava sangue.
“Estamos longe de chegarmos a esse patamar, por isso todos precisam doar regularmente para que a população fique tranqüila”, informou.
Atualmente, o Hemopi possui estoque de 500 bolsas que atendem todo o estado do Piauí. O sangue dura aproximadamente 30 dias.
Um exemplo de ajuda ao próximo esteve no Hemopi no Dia do Doador Voluntário. O senhor Sebastião Francisco Pereira, de 60 anos, é considerado o segundo maior doador de sangue do hemocentro. Ele freqüenta o local desde a década de 70. “Eu tenho mais de 60 doações registradas oficialmente. Sou um caboclo do mato e sempre gostei de ajudar as pessoas”, disse.
Em 2003, o Decreto 10.036 instituiu a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.