Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi promove ação contra o Diabetes no ambulatório do HGV
Foram oferecidos para a população testes de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional
O Dia Nacional de Combate ao Diabetes foi comemorado no dia 14 de novembro, mas hoje, no Piauí, dezenas de pessoas foram beneficiadas com atividades de prevenção a doença que aconteceram no ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV).
Foram oferecidos para a população testes de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, além da realização da antropometria, que nada mais é do que uma técnica utilizada para medir o corpo. No mesmo evento a Associação dos Diabéticos do Piauí – ADIP realizou cadastramento de pessoas.
Segundo a coordenadora do Adulto e Idoso, Vanessa Nunes, uma pessoa com glicemia maior que 126 já é considerada diabética. “De 70 a 99, em jejum, é considerado normal. De 100 a 125 é considerado intolerância a glicose. Acima disso já é considerado diabético". explicou.
Duas horas após se alimenta é considerado índice normal de glicemia até 40mg|dl. Com alimentação a qualquer momento é considerado normal uma glicemia de até 200 mg|dl.
Foram usadas mais de 200 lancetas para teste de glicemia no evento, que terminou ao meio dia.
ADIP – A associação, parceira no evento, foi criada recentemente e já possui mais de 200 membros cadastrados. “Estamos ainda na fase de implantação. Essa é a segunda ação de cadastramento” afirmou Jeane Melo, da ADIP.
O interessado em se cadastrar precisa apenas preencher uma ficha com seus dados pessoais. “É inteiramente grátis e não precisa ser diabético para se associar”, informou Jeane.