Mais de 400 pessoas foram atendidas no sábado, 26, na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) durante a XIII Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele,  câncer responsável por 25% dos tumores malignos no Brasil , que teve como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da exposição excessiva ao sol sem proteção, alertar para os primeiros sinais da doença e intensificar o diagnóstico e tratamento dos casos. A Campanha aconteceu simultaneamente em todo o país, de 9h às 15h, e é realizada anualmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O atendimento foi realizado por uma equipe de 12 médicos e outros profissionais de saúde, e focou principalmente os grupos de risco ( pessoas de  pele clara e/ ou grande quantidade de sardas ou pintas), que fizeram cadastro e depois passaram por uma triagem. Nos 53 casos considerados suspeitos foram realizadas biópsias no próprio HGV (retirada de uma amostra do tecido para ser analisada) e os confirmados como positivo serão encaminhados para tratamento clínico e/ou cirúrgico.
 
Segundo a coordenadora da campanha no Piauí, Naira Rodrigues Melo, a falta de cuidados com a pele faz com que o Brasil registre elevados números de casos de câncer desse tipo; e que daí a necessidade de campanhas para conscientizar e orientar a população sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele. 
 
Ainda de acordo com ela, os sinais precoces da doença surgem com o aparecimento na pele de nódulos, placas avermelhadas, escamação, pintas pretas ou acastanhadas que mudam de cor e textura, feridas que não cicatrizam e continuam a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões e/ou sangramento. “Quem apresentar esses sinais deve procurar imediatamente um profissional dermatologista", ressalta a coordenadora.
 
“Todas as medidas de proteção, especialmente em um  Estado como o nosso onde há forte incidência solar durante todo o ano, devem ser adotadas quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisas com mangas longas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10h e 16h. Já o filtros solares devem ser reaplicados a cada duas horas e o ideal é que o protetor tenha Fator de Proteção Solar (FPS) de pelo menos 15”, alerta.
 
A campanha atraiu pessoas de todas as idades, entre elas, o pedreiro José de Souza, 39 anos. “É importante atividades como essas, pois além de exames recebemos também  orientações sobre como manter o cuidado com a pele, principalmente para pessoas como eu , que trabalham expostas ao sol”.
 
Já o comerciante José Carlos Rodrigues, 34 anos, percebeu que uma pinta localizada na coxa estava aumentando de tamanho. Ele ficou preocupado e resolveu aproveitar a oportunidade e procurou o HGV. "Tenho uma mancha na perna que estava me assustando, mas felizmente o médico disse que não é nada grave”, comemorou.
 
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mostram que o câncer de pele é o de maior incidência entre a população brasileira e que as chances de cura são de quase 100% quando diagnosticados precocemente.