A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, participou na manhã desta segunda-feira (28) da última reunião de monitoramento de metas da Dimensão Social II do Governo do Estado. O encontro, coordenado pelo governador Wilson Martins, aconteceu no Salão Azul do Palácio de Karnak, com a participação de outros gestores e assessores das Secretarias de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), além da Coordenadoria da Juventude e da Câmara de Enfrentamento ao Crack.
 
Das 13 metas propostas, todas apresentam resultados positivos, que circulam entre ações concluídas e/ou parcialmente concluídas. Para a secretária Lilian Martins, que fez a exposição detalhada do andamento das metas, é preciso uma maior dedicação sempre que se tratar de Saúde Pública. O governador Wilson Martins, atento à exposição, concordou e ressaltou que a Saúde tem sido a área que mais apresentada dificuldades e, consequentemente, a que mais recebe investimentos e uma atenção especial do Governo do Estado. 
 
“A gestão e a transparência são os principais focos que adotamos para a Saúde Pública do Estado. Sem muitos recursos suficientes, a saída é buscarmos otimizar esses dois pontos, aproveitando melhor as condições existentes, fazendo sempre mais com menos, que é a meta geral desta gestão governamental”, pontuou Lilian, que também estendeu seu ponto de vista aos poderes municipais e federal.
 
A Programação Pactuada e Integrada (PPI) da Assistência à Saúde, por exemplo, foi uma das importantes metas concluídas, apresentadas ao governador pela secretária Lilian. A intenção da meta é conveniar com os municípios a atenção à saúde, de modo que Governo do Estado e prefeituras possam agir em conjunto na implantação e manutenção de serviços. A mesma meta também será estendida a um convênio interestadual, numa PPI com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.
 
A meta de executar atividades estruturantes de melhoria da capacidade física instalada e de recursos humanos do Sistema Estadual de Saúde também apresentou resultados positivos. A reforma e ampliação do Hospital Getúlio Vargas, do Hospital Regional de Uruçuí e de Corrente, a abertura da UTI do Hospital de Piripiri, a construção e finalização das obras de dezenas de Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAS), bem como a melhoria, significativa, do atendimento de emergência e urgência em todos os Hospitais Regionais, aumentando sua resolutividade, foram ações concluídas, dentro da referida meta. “É uma das metas em que mais tivemos avanços, com resultados positivos e que influenciaram, diretamente, em todo o Sistema de Saúde”, comentou Lilian.
 
As obras de reforma de algumas Farmácias Populares, como a de Floriano, inaugurada neste segundo semestre, além dos Laboratórios de Gripe Sazonal, H1N1, de Paternidade e de Biologia Molecular, estão quase todas concluídas. Os Hemocentros de Picos e de Floriano também recebem, nos próximos dias, a conclusão das obras de reforma, bem como o Hemocentro Coordenador, em Teresina, que também melhorias em sua estrutura física. “Outras 10 ambulâncias serão entregues aos Hospitais Regionais ainda neste ano. Quanto a ordem de serviço para a construção do Centro Materno-Infantil e Adolescente, pedimos a compreensão de todos e garantimos que a ação acontecerá tão logo recomeçado o processo de licitação para uma nova empresa. Os recursos estão sendo garantidos. O projeto precisou ser readequado, como exigiu o Ministério da Saúde. Agora, é aguardar a finalização do cancelamento da licitação atual e o início de uma nova, para que haja a assinatura da ordem de serviços”, garantiu a secretária. Sobre esse último ponto, o governador Wilson Martins explicou que a obra contemplará, inicialmente, toda a parte estruturante para a maternidade. 
 
Outros pontos importantes foram apresentados satisfatoriamente. Para a secretária Lilian Martins e o governador Wilson Martins, após este primeiro ano de gestão, voltado para uma readequação e adaptação, os trabalhos serão muito mais intensos nos próximos seis meses, quando uma nova rodada de metas e apresentação de resultados será iniciada. “Estamos somando forças para encontrar os caminhos, as soluções. É um trabalho de dedicação permanente”, finalizou Wilson Martins, durante comentário após a exposição das metas da Sesapi.
 

Por Flávio Moura