A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, esteve no município de Piracuruca, Norte do Piauí, na manhã desta terça-feira (29), acompanhada do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, e do superintendente multiprofissional do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), Aderson Luz, para fazer a entrega de 640 peças ortopédicas para pessoas com deficiência das cidades de Piracuruca, São José do Divino e São João da Fronteira.
 
A solenidade aconteceu no ginásio poliesportivo Governador Guilherme Melo, em Piracuruca, e contou, ainda, com a presença de autoridades da região, pessoas com deficiência, familiares e trabalhadores da saúde. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 200 mil na confecção dos produtos, produzidos pela Oficina do CEIR. A verba provém do Sistema Único de Saúde (SUS), numa parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Associação Reabilitar.
 
“É um momento como este que me deixa muito orgulhosa por ser, atualmente, a secretária da Saúde do nosso Estado. As pessoas, na maioria das vezes, sempre associam a saúde pública aos problemas e situações dos hospitais, estaduais ou regionais. Mas, esquecem que saúde também é isto daqui: é investir e dar mais assistência às pessoas com necessidades especiais. E o Piauí é um estado pioneiro nessa luta; é referência em todo o país”, pontuou Lilian Martins.
 
A jovem de 27 anos, Flor de Lís Brito, com paralisia cerebral desde o nascimento, não se conteve em felicidade e emoção ao receber, das mãos da secretária Lilian Martins, duas cadeiras especiais, sendo uma de rodas e outra para banho. Acompanhada pelos pais, Maria de Brito e José de Ribamar Brito, Flor de Lís fez questão de, através de um abraço caloroso, agradecer o presente que recebia no ato solene. “Ela nasceu antes do meu sétimo mês de gestação, com apenas 1,050 kg. E, desde então, vem sendo um precioso presente de Deus para nós. A Flor é uma bênção na minha vida e poder receber esse grande presente é uma grande honra, uma grande alegria para nós. Obrigado, meu Deus!”, disse, emocionada, Maria de Brito.
 
“Só quem sabe a real importância desse momento é quem tem algum parente ou amigo com deficiência. Por isso, nós estamos muito felizes em poder realizar a entrega desses produtos e já garantir mais um momento como este na cidade de Paulistana e municípios da região, ainda neste ano. É importante ressaltar, também, a relevância da atuação do CEIR Móvel, que vai às cidades levar saúde gratuita para a população”, pontuou Lilian.
 
Entre os produtos que foram entregues estão calçados para “pé-diabéticos”, cadeira de rodas, cadeira de banho, órteses, próteses, bengalas, andadores, coletes e calçados ortopédicos. O serviço provém do projeto CEIR Móvel, que é composto por um micro-ônibus e um caminhão, equipados para realizar os atendimentos no interior do Estado. O novo serviço oportuniza o acesso da população do interior aos serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação: o CEIR Móvel chega ao município, detecta as pessoas com deficiências, faz as medidas necessárias e, algum tempo depois, retorna para fazer a entrega dos produtos, cada um exclusivo e com as medidas dos pacientes.
 
Na primeira etapa do projeto, 38 municípios serão beneficiados pela unidade móvel. A região de Água Branca foi primeira a contar com a visita e com a entrega dos equipamentos ortopédicos para cerca de 600 pessoas. Piracuruca é a segunda e, até o final do ano, devem ser entregues os produtos de Paulistana, que também já recebeu a visita técnica.

 
Por Flávio Moura