Agentes descem do ônibus carregados com bandeira sinalizadora, lanternas, microscópios e um aparelho que mais parece um canhão.  A equipe de 20 pessoas desembarca em São Felix do Piauí, a 160 Km de Teresina, e logo causa surpresa aos moradores.

A cena lembra um pelotão de guerra, mas os profissionais são agentes de saúde da 4ª Regional de Teresina e os aparelhos são materiais utilizados no combate a endemias e doenças como dengue, esquistossomose, raiva e outros.   A estrutura utilizada pelos técnicos e coordenadores faz parte do projeto Educação em Saúde Itinerante, idealizado pela 4ª Regional e que tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi).

O projeto teve início nesta terça-feira (29) e foi lançado com enfoque voltado para conscientização e educação de comunidades carentes. A atividade consiste em levar parte da estrutura de uma Unidade de Saúde a locais distantes, priorizando informações sobre prevenção e controle de doenças endêmicas. Somente no primeiro dia foram distribuídos centenas de cartazes, 100 tampas de caixa d’água, além de mostras de insetos e palestras educativas .

Segundo o coordenador da 4ª Regional e idealizador da proposta, Vinícius Alexandre, além da prevenção, o projeto visa mostrar os resultados positivos alcançados pelos 31 municípios atendidos pela regional. “Fizemos questão de começar este projeto em São Felix porque era uma das cidades que mais sofria com centenas de indicadores da Dengue e de três anos até aqui isso diminuiu significativamente. A intenção é educar e levar através das nossas exposições de matérias como prevenir e se cuidar”, frisa o coordenador.

Durante o projeto, que vai ocorrer uma vez por mês  em todo o Estado, a equipe, composta  por enfermeiros, vigilantes sanitários, técnicos em Vigilância Ambiental, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos, vai visitar escolas e comunidades que serão definidas a partir de 2012.

Em São Felix a estrutura do projeto foi montada no Ginásio Poliesporivo da cidade e contou com a presença de autoridades municipais, alunos de escola pública e da comunidade em geral. Para o prefeito Jailson Pio, a iniciativa eleva a autoestima  dos moradores e mostra o combate as doenças de maneira atrativa. “Estamos orgulhosos de ser a primeira cidade a receber este projeto; isso mostra que a Secretaria de Estado da Saúde está preocupada em se aproximar das comunidades, agora com essa iniciativa a população pode ver de forma prática como combater a dengue e outras doenças”, destaca.

O coordenador da 4 ª Regional, Vinicius Alexandre, reitera que o Projeto já vinha sendo desenvolvido também nos bairros de Teresina, como Vila Bandeirantes, Taquarí, Dirceu Arcoverde e Cacibmba Velha. Para 2012 está previsto pelo menos outros 24 bairros.

“Com isso queremos aproximar a comunidade dos materiais utilizados no combate a essas doenças. Todos os profissionais da 4ª Regional merecem todo o mérito da proposta, eles são competentes e aguerridos, já que apostaram em um projeto que requer tempo e disponibilidade de viajar para todo o Estado, isso eles fazem com todo o prazer,  pois se ensinarmos a prevenção de forma atrativa iremos atingir o objetivo da Secretaria de Saúde: prevenir e controlar nossos indicadores economizando assim recursos e vidas”, finaliza o coordenador .

Após as palestras e exibição de todo o arsenal que é utilizado no combate as endemias, a equipe recolhe os materiais e embarca de volta a Teresina com a certeza do dever cumprido, esperando assim o próximo destino e os próximos piauienses a receberem o Projeto Educação em Saúde Itinerante.

Por Adriano Magno