Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Profissionais de Saúde recebem capacitação em DST/AIDS
O evento é destinado aos enfermeiros e assistentes sociais que atuam na prevenção, tratamento, atenção e apoio a essas patologias.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoverá de hoje até o próximo dia 7 (quarta-feira), no Centro de Treinamento Odilon Nunes, em Teresina, no bairro bairro Marques, a I Capacitação de Aconselhamento e Abordagem Sindrômica em Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids.
A iniciativa da Coordenadoria de DST/Aids da Sesapi tem como objetivo instrumentalizar os profissionais da rede básica de saúde dos municípios piauienses como forma de descentralizar a assistência nessas áreas, no que compete a atenção básica em saúde.
O evento é destinado aos enfermeiros e assistentes sociais que atuam na prevenção, tratamento, atenção e apoio a essas patologias.
“Queremo transformar essa oportunidade em um espaço para compartilhar experiências e lições aprendidas no diagnóstico e enfrentamento a DST/Aids e Hepatites Virais, além de promover a reflexão para enfrentar os desafios no cuidado à saúde. Temos que considerar a importância do diagnóstico precoce para todas as pessoas”, explicou Sandra Cunha, coordenadora de DST/Aids da Sesapi.
Durante a Capacitação de Aconselhamento e Abordagem Sindrômica em DST/Aids, o público, composto de aproximadamente 30 profissionais, terá acesso a dados epidemiológicos dos programas desenvolvidos pela Sesapi, além de acompanhar palestras, debates e estudo de casos diagnosticados no Estado. As palestras serão proferidas pelos médicos infectologistas Kelson Eulálio e Maria das Dores e pela coordenadora de DST/Aids, Sandra Cunha.
Serviços prestados pela Sesapi
O Programa de DST/Aids da secretaria de Estado da Saúde é composto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Unidade Dispensadora de Medicação (UDM), sendo a referência enquanto atenção secundária para os cuidados em DST e também para acompanhamento dos casos de HIV e o tratamento dos casos de Aids no Piauí.
Adrianno Magno