Além de garantir à população um socorro imediato, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ajuda a reduzir os custos nos hospitais municipais. A afirmação é do coordenador médico da Central Estadual de Regulação do Samu no Piauí, Gerardo Vasconcelos, que, neste mês, participa das inaugurações de mais bases descentralizadas do Serviço no Estado.
Nesta etapa, os municípios contemplados são Altos, Anísio de Abreu, Eliseu Aguiar e Bom Jesus, todas as bases ligadas à Central em Teresina. Em Altos, a 38 quilômetros da capital, a inauguração aconteceu na última sexta-feira (02) e encontra-se em pleno funcionamento, com nove profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores.
Paralelo ao seu funcionamento, as bases descentralizadas conscientizam a população da importância do Serviço. De acordo com Vasconcelos, os atendimentos de urgências ajudam a diminuir as complicações e aceleram o transporte do usuário ao hospital municipal ou, dependendo da gravidade, ao hospital regional. “Com o atendimento, o usuário já chega ao hospital estabilizado, o que ajuda a reduzir os custos e despesas daquele centro de saúde”, explica o coordenador.
As inaugurações de novas bases estão agendadas para este mês, sendo dia 12, em Eliseu Martins, e dia 15, em Bom Jesus, finalizando as inaugurações em relação ao Samu, no ano de 2011, previstas nas metas da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).
Por Flalrreta Alves