A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, fez um breve resumo das ações da Saúde no primeiro ano de sua administração, durante reunião de avaliação do governo, que aconteceu no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) nesta quarta-feira (07). Segundo a gestora, o ano foi marcado pelo fortalecimento dos hospitais regionais.

"Estamos hoje fazendo o que nunca tinha sido feito. Conseguimos em Campo Maior 703 atendimentos entre cirurgias ortopédicas e consultas em apenas dois meses. O mesmo acontece em Piripiri, Oeiras, Picos e em outros locais. Esse trabalho começou em outubro", afirmou.

"Não tem nenhum hospital sem plantão 24h e com pelo menos dois médicos", disse Lilian Martins, ressaltanto que a Saúde vai muito mais além do que hospitais.

A gestora aproveitou a reunião para anunciar o início do funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Piripiri. "Na segunda-feira a UTI recebeu seu primeiro paciente", comemorou a gestora. Assim como Piripiri, Floriano também já possui uma UTI em operação. Unidades também serão instaladas em Oeiras e Paulistana.

A secretaria falou ainda da paralisação dos médicos,  que cruzaram os braços por uma semana. "Na segunda-feira nos reunimos com as entidades e ontem eles decidiram em assembleia que não trabalharão com a possibilidade de greve daqui por diante. Sobre o piso salarial que estão reivindicando, vamos discutir o assunto gradativamente durante os anos", falou.

Ao final da fala da secretária Lilian Martins, o governador destacou que o projeto do Centro Materno Infantil foi aprovado pelo Ministério da Saúde e que já estão assegurados R$ 46 milhões.