Discutir os mais diversos aspectos, principalmente, as situações de fragilidade identificadas no contato direto da coordenação estadual de Imunização com os municípios do Piauí. Esse é o objetivo da Jornada de Atualização em Imunização, que reúne cerca de 350 profissionais de todo o Estado no Blue Tree Tower Rio Poty Hotel, em Teresina.
 
O evento acontece nos dias 13 e 14 de dezembro e conta com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de enfermeiros dos 224 municípios piauienses e de coordenadores das regionais de Saúde do Estado.
 
Na solenidade de abertura do evento, a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, se mostrou entusiasmada com a quantidade de pessoas presentes no encontro e aproveitou para pedir o empenho dos profissionais de saúde no controle das mais variadas doenças. "Não podemos deixar que os obstáculos e os poucos recursos nos desestimule. Sabemos que cada um tem o dever de fazer com que as vacinas e os serviços cheguem à população da sua cidade. São atividades como essas que a Sesapi vêm desenvolvendo para manter a qualidade no controle de doenças. Por isso o Piauí vem se destacando nacionalmente nas metas de vacinação e queremos manter este padrão", frisou a secretária.
 
A Jornada também pretende discutir o uso de vacinas e aspectos envolvidos na imunização de grupos especiais, como pacientes transplantados, renais crônicos e imunossuprimidos, oncológicos, soropositivos e outros.
 
De acordo com Doralice Lopes, coordenadora Estadual de Imunização,  os participantes terão a oportunidade de se reciclarem e ao mesmo tempo de levar um melhor serviço para o seu município. "É bom ver o impacto que a Jornada trouxe para os profissionais do interior. Nada melhor do que ouvir especialistas para ampliarmos nossos conhecimentos”, disse a coordenadora.
 
O Assessor Clínico  da Fiocruz e um dos palestrantes, Robson Leite, disse que, no âmbito geral, o Piauí está entre os Estados do Nordeste que mais atinge as metas de vacinação e efêmeros como esses melhoram ainda mais as estratégias montadas pela Sesapi. “A falta de conhecimento sobre imunização pode criar problemas para o médico, para o enfermeiro e para o tratamento do paciente. Muitas dúvidas poderão ser esclarecidas nesta Jornada sobre este tema. São notórios os resultados que o Piauí vem atingindo nas campanhas vacinais, isso mostra competência e dedicação dos profissionais", disse o Robson Leite.
 
Além de Robson Leite, também participam do evento, Antonia Teixeira, do Ministério da Saúde, e outros diretores da Sesapi.
 

Por Adrianno Magno