O governo federal está ampliando as ações do projeto Telesaúde Brasil Redes para todo o país. O Ministério da Saúde investirá nos próximos 12 meses, R$ 3 milhões para a implantação do serviço no Piauí.
De acordo com Telma Evangelista, diretora de Unidade de Assistência a Saúde da Sesapi, no Piauí o programa será dividido em duas fases sendo que na primeira, 70 municípios estarão com equipes prontas para prestar o serviço de teleconsultoria a população.
"O Telesaúde é um programa que oferece às equipes de Atenção Básica teleconsultoria à distância, utilizando tecnologias de informação e comunicação, nessa primeira fase, a Sesapi estará preparando as equipes do município a partir do próximo dia 20 de dezembro", adianta a diretora.
O programa permite que profissionais de saúde troquem informações sem sair dos postos de atendimento, por meio de videoconferências e internet. "É a ferramenta que integra regiões mais distantes aos grandes centros de pesquisa e referência, permite ações como uma segunda opinião médica, além da discussão de casos com equipe multiprofissional. Isso evita deslocamentos desnecessários do paciente, qualifica o diagnóstico e permite a educação permanente dos profissionais de saúde", explica Telma Evangelista.
Na prática, a expansão do Telessaúde significa mais agilidade e menos tempo de espera. "Às vezes, o paciente faz um eletrocardiograma num posto de saúde, mas não há um médico apto a realizar a leitura do mesmo. Com o programa nas UBS, este profissional terá em tempo real um diagnóstico do paciente para poder proceder rapidamente o encaminhamento adequado”, destaca a diretora da Duvas.
O serviço funciona articulado com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e auxilia a população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnósticos ágeis e precisos. No Piauí, 1.113 Equipe Saúde da Família (ESF) atendem à população.
VANTAGENS – Nas localidades onde o Telessaúde Brasil já foi implantado, as teleconsultorias e as segundas opiniões formativas (discussão de casos clínicos com outros profissionais) evitaram o encaminhamento dos pacientes para atendimento em outro serviço de saúde em 70% a 80% dos casos. Isso tem um relevante impacto financeiro, além de ampliar o acesso e melhorar a resolubilidade da atenção à saúde prestada à população.