A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, reuniu-se na manhã desta terça-feira (10) com alguns assessores técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o superintendente de Assistência à Saúde, Ernani Maia, o diretor geral do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglezias Brandão, a presidente da Fapepi, Bárbara Olímpia, e o diretor Técnico-Científico da Fapepi, Geraldo Júnior, para reafirmar a parceria entre as duas instituições, no sentido de aprimorar e de divulgar a produção científica na área da Saúde Pública.
O Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) é o mecanismo que rege a produção de pesquisa na área, em todo o país, numa parceria entre Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e as Secretarias de Estado da Saúde. No Piauí, o PPSUS teve início em 2001, com a implantação do programa Gestão Compartilhada de Ciência e Tecnologia em Saúde.
Durante a reunião, os representantes da Fapepi apresentaram à secretária Lilian Martins os cerca de 50 projetos que já foram executados e/ou estão em execução no Piauí, na área da Saúde Pública. A proposta final foi a composição de uma comissão organizadora para um Simpósio de amostragem dessas pesquisas e o agendamento de outras, com finalidade de melhor estruturar e solucionar as dificuldades do sistema público de saúde.
“Daremos total apoio à pesquisa em saúde no nosso Estado. Temos a consciência da importância desses estudos e, principalmente, dos benefícios que eles causam em todo o sistema de saúde como um todo”, afirmou a secretária Lilian Martins.
O Simpósio vai ocorrer em maio deste ano. A comissão organizadora terá novo encontro no próximo dia 25, em que serão decididos novos rumos na estrutura do evento.
Por Flávio Moura