Há um mês e meio os funcionários do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa se depararam com uma situação preocupante: existia no estoque apenas três frascos de leite disponíveis para os 50 bebês receptores internados na unidade de saúde, muitos deles prematuros. A quantidade era baixa demais, já que 6% dos partos realizados na maternidade são de crianças que nascem antes do tempo.

Por dia, a Evangelina Rosa precisa coletar seis litros de leite, só que nem sempre o saldo é o esperado. Para reverter essa situação, a Secretaria de Estado da Saúde lançou hoje uma campanha de sensibilização. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Perinatologia e contou com a presença da secretária Lilian Martins.

A campanha é composta de cartazes, folders, outdoors e um vídeo, que está sendo exibido desde o domingo nos canais de televisão do Piauí. Estrelada pela cantora Lily Araújo, que prestigiou o evento, a campanha leva o tema “Faça parte do Clube 2X Mãe”.

“Sabemos das dificuldades e se não houver uma sensibilização, o estoque de leite cai. Nosso papel é promover ações e dar apoio a essas iniciativas. Muitos acham que grandes obras são só aquelas que levam cimento, mas nem sempre é assim. Hoje aqui é uma prova disso. Essa campanha talvez seja maior que muitas outras grandes obras, já que envolve vidas humanas”, disse Lilian Martins.

A secretária ressaltou que se apenas um bebê tiver sua vida salva por causa do leite materno doado, já valeu apena todo o esforço. “No geral, as mães têm leite suficiente para alimentar seu filho e doar. Agora é todos se engajarem para que essa semente plantada hoje gere muitos frutos”, declarou.

Segundo Carmem Viana, que trabalha no banco de leite há mais de dez anos, a demanda por leite humano cresce a cada dia na maternidade. “Em 2004 nós necessitávamos de apenas 3 litros por dia, hoje já é, no mínimo, 6 litros, sendo que o ideal é de 8 a 10 litros diariamente”, afirma.

O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa completa este mês 25 anos de criação. Para Vanessa Paz, supervisora do local, a campanha veio como um presente. “Essa campanha vai nos ajudar demais. Hoje temos 40 doadoras, esperamos que esse número dobre”, destaca.

Durante a solenidade foram entregues certificados para homenagear mães doadoras, como a cantora Lily Araújo, estrela da campanha, Maria Luzinete e Manuela Portolozzo, está última campeã de doações em 2011. Só ela forneceu para a maternidade 13 litros de leite. A secretária Lilian Martins também recebeu a homenagem. Emocionada, Lily Araújo agradeceu por ter sido convidada. “Quando eu comecei a amamentar, já que tive problema nos primeiros dez dias, me tornei a mulher mais feliz do mundo”, relatou.

Reforma – a secretária Lilian Martins aproveitou a ocasião e anunciou a reforma do banco de leite que deve ter início nos próximos dias. O local passará a funcionar na parte da frente da Evangelina Rosa. O novo banco de leite terá uma área de 143,00 m²  com um custo estimado de R$ 57.000,00 e está em conformidade com o Plano Nacional de Humanização, Rede Cegonha e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A gestora também lembrou que ainda em janeiro deve ocorrer o processo de licitação do Centro Materno Infantil. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde ano passado e cerca de R$ 46 milhões já estão assegurados.

Como doar - Para doar leite materno bastam apenas 4 passos. O primeiro deles é a preparação do frasco, que pode ser de maionese ou café solúvel. O recipiente deve ser de vidro e com tampa plástica. É necessário colocá-lo para ferver por pelo menos 15 minutos. O segundo passo é a higiene da mãe na hora da coleta. As mamas devem ser lavadas apenas com água, já as mãos, braços e cotovelos com bastante sabão.

O próximo passo é a retirada do leite. As mamas devem ser massageadas com a ponta dos dedos em movimentos circulares no sentido parte escura (aréola) para o corpo. O último procedimento é o armazenamento do leite coletado.  É necessário anotar a data e a hora em que a primeira coleta foi realizada. O frasco deve ser colocado imediatamente no freezer ou congelador. Após completar todo o vidro, basta ligar para 0800-280-2522 que o Banco de Leite manda pegar o material doado.

O Banco de Leite atende também pelo telefone 32282022.