Uma comissão formada por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) iniciou os trabalhos de organização do primeiro Simpósio de Ciência e Tecnologia em Saúde no Piauí. O evento, previsto para acontecer nos dias 16, 17 e 18 de maio, será um importante marco para o avanço das políticas de saúde pública, endossadas pelas pesquisas científicas na área da saúde.
Uma extensa programação está sendo organizada. Para a solenidade de abertura, será solicitada, inclusive, a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dentre outras autoridades e representantes das instituições de pesquisa em saúde pública, ligadas ao Ministério.
Nesta quarta-feira (25), pela manhã, a comissão organizadora esteve reunida para traçar novos detalhes. A presidente da Fapepi, Bárbara Olímpia, o diretor técnico-científico da Fapepi, Geraldo Luz, o superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Ernani Maia, a diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Telma Evangelista, entre outros assessores, estiveram presentes.
Gestores da saúde, pesquisadores, profissionais e estudantes da área de saúde serão o público-alvo do simpósio, que debaterá novos rumos e soluções para a saúde pública do Piauí, a partir da pesquisa científica. “Saúde Pública: desafios para a pesquisa científica” será o tema da primeira mesa-redonda, prevista para as 08h30 do dia 17 de maio. Dentro da programação também haverá a exposição de algumas pesquisas já realizadas no Piauí, na área da saúde.
Detalhes como o local, inscrição, palestrantes e programação detalhada serão divulgados ainda no mês de Fevereiro.
Por Flávio Moura