A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, apresentou as metas para a saúde pública do Piauí, previstas para este ano, especialmente, para o primeiro semestre. São ações diretas, obras estruturantes, requalificação, reestruturação e muitas propostas no sentido de melhorar e aprimorar a gestão, a fim de fazer bem mais, com melhor qualidade e garantindo um maior acesso para a população, com bem menos custos. As metas foram expostas durante a primeira reunião de monitoramento para a Dimensão Social II, no Palácio de Karnak, na manhã desta quinta-feira (26). A reunião é coordenada pelo governador Wilson Martins.

Entre as novidades apresentadas, a secretária Lilian lembrou a implantação do projeto “Mamógrafo Móvel”, que vai garantir uma melhor assistência às mulheres, especialmente, as que possuem idade em que a ocorrência do câncer de mama é mais comum. “É uma política dos Governos Federal e Estadual aumentar a quantidade de mamógrafos para garantir um maior e melhor acesso das mulheres a esse exame tão importante que é a mamografia, de fundamental utilidade no sentido de prevenir os diversos problemas de saúde. Até março devemos estar com cinco novos mamógrafos adquiridos”, destacou Lilian.

Entre as metas, destacam-se a garantia de atenção redobrada à saúde do trabalhador; redução da mortalidade infantil, formalizando a Rede Cegonha no Piauí (materno e infantil); reestruturação da rede de oncologia, a psicossocial e a de urgência e emergência; implantar o laboratório de exame de paternidade, que beneficiará, também a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado de Segurança Pública; fortalecer a atenção primária, evitando o envio de pacientes para a capital; implantação do Programa Telessaúde, com teleconsulta, tele-assistência, entre outros benefícios; funcionamento da Policlínica de Picos, previsto para Abril; regulação dos leitos em Teresina; novas Unidades Básicas Avançadas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento, bem como Unidades de Fisioterapia em Floriano, Parnaíba e São Raimundo Nonato, entre outras ações.

O início da construção do Complexo Materno-Infantil e Adolescente, o andamento das obras do prédio da Sesapi, entre obras estreuturantes, também foram citadas pela secretária Lilian como importantes metas, que terão investimentos neste ano. A retomada das obras do novo Hospital Regional de Picos também ganha destaque entre as metas deste ano.

A secretária Lilian, com o total apoio do governador Wilson Martins e em consonância com os direcionamentos do Ministério da Saúde, garante agilidade e transparência no cumprimento das metas. “Nós reconhecemos o avanço ocorrido no ano passado. Sabemos que são pontuais, mas, contínuos. Vamos avançar muito mais na área da saúde pública”, enfatizou o governador Wilson.