A Oficina de Gestão para elaboração da Programação de Ações e Metas (PAM) para 2012 será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Programa Estadual de DT/Aids, nesta terça (31) e quarta-feira (1º), durante todo o dia, no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Zona Norte de Teresina.
 
A Programação de Ações e Metas é o instrumento para que sejam estabelecidos os recursos a serem utilizados pelo Estado para o enfrentamento das doenças transmissíveis DT/HIV/Aids, conforme estabelecido em portaria do Ministério da Saúde, em dezembro de 2002.
 
“Queremos aprimorar os processos de planejamento e programação dessas ações e, consequentemente, melhorar a resposta à epidemia dessas doenças. Assim pretendemos, de forma integrada com os programas de Atenção à Saúde, controlar a Aids e outras doenças, no Piauí”, explicou Karina Amorim, coordenadora de DT/Aids.
 
Segundo Karina, o processo de construção da PAM  “é fundamental para a melhoria do sistema de saúde e deve contemplar o maior número de parceiros envolvidos, sejam da sociedade civil e movimentos sociais ligados à luta contra a Aids, sejam parceiros governamentais, fundamentais para a formulação, implementação e acompanhamento da resposta ao enfrentamento da epidemia”.
 
Metodologia

A oficina utilizará a metodologia de trabalho em grupo, com foco nas discussões das metas e ações de quatro áreas temáticas: promoção/prevenção; assistência e diagnóstico; gestão; parcerias com Organizações da Sociedade Civil.
 
Participam do encontro representantes das diretorias regionais de Saúde, coordenações municipais de DT/Aids, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), representantes da sociedade civil organizada, além de outros parceiros envolvidos nas questões relacionadas às DT/Aids.
 
 
Por Adrianno Magno