Balanço oficial divulgado pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV) mostra que houve um aumento na sua produtividade em 2011, em comparação com o ano anterior. Os números são referentes à quantidade de atendimentos, cirurgias e internações realizadas. O Relatório evidencia o oferecimento de uma assistência mais centrada no paciente e em suas necessidades.
O HGV registrou 244.969 atendimentos em 2011, sendo 47.697 consultas especializadas, 2.262 consultas básicas, 135.425 exames básicos e 21.406 de alta complexidade e cerca de 8.400 cirurgias especializadas. O que representa um aumento de 30% no número de cirurgias realizadas. Ainda realizou 59 transplantes de córnea.
O diretor geral do HGV, Carlos Iglezias Brandão de Oliveira, explica que este aumento sinaliza que a demanda recebida no hospital foi solucionada dentro das expectativas. Segundo ele, ao assumir a direção do HGV, existiam várias obras em andamento, todas físicas, e existia uma grande defasagem tecnológica, por tanto, em 2011 houve um investindo em aquisição de equipamentos por parte da Secretaria de Estado da Saúde.
“Foi inaugurado uma nova Unidade de Diagnóstico por Imagem com aparelho de ressonância magnética, mamógrafo digital, ultrassom com doppler colorido, um digitalizador por imagem, o que possibilitou a implantação de novos serviços e ampliação do atendimento”, explica.
“Entregamos também a clínica Ginecológica com 15 leitos com laboratório de biologia molecular. Concluímos a reforma da clínica cardiovascular com 35 leitos, o que possibilitou a implantação de novos serviços e adquirimos mais cinco aparelhos de videolaparoscopia capaz de realizar uma técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada com o auxílio de uma endocâmera que facilita o ato cirúrgico e o paciente sofre menos”, acrescenta Iglesias.
Ele apontou como avanço também a implantação da Clínica da Dor, que permite o tratamento da dor mais humanizado, com monitorização completa diária ao paciente.
Em relação a recursos humanos, houve um incremento na valorização do trabalhador com investimento na Política de Humanização e Educação Permanente através de treinamentos, cursos e também melhores condições de trabalho com a reforma do Centro Administrativo.
“Procuramos mudar o perfil do HGV dentro do Sistema de Saúde, procurando facilitar o acesso ao tratamento especializado”, afirma o diretor.
Para 2012, segundo Iglezias, graças ao empenho da secretária Lilian Martins, a meta é investir na conclusão da ampliação do centro cirúrgico para ampliar ainda mais o número de cirurgias e concluir o Centro de Tratamento por imagem com ampliação da hemodinâmica, conclusão da UTI cardíaca para que seja possível a realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade.
Por Fátima Oliveira