Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Vigilância Sanitária faz inspeções em municípios com tradição em carnaval
As inspeções serão realizadas em bares, restaurantes, hotéis, motéis, supermercados
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) vai intensificar as inspeções sanitárias nos municípios de grande fluxo turístico para o período de carnaval. O objetivo é minimizar os riscos da população durante os dias de folia. A ação é realizada em parceria com as VISAS municipais.
As inspeções serão realizadas em bares, restaurantes, hotéis, motéis, supermercados, panificadoras, entre outros estabelecimentos, no período de 6 a 11 de fevereiro.
Durante a fiscalização, serão avaliados a estrutura física dos estabelecimentos, acondicionamento, transporte e destino final de resíduos, reservação e tratamentos de água, condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios, higiene dos manipuladores (uniforme, atestado de saúde, entre outros), produção e acondicionamento dos alimentos crus e preparados e ainda verificar a relação Saúde/doença nos ambientes de trabalho.
Além disso, os fiscais da vigilância sanitária vão reunir proprietários dos estabelecimentos, ambulantes, feirantes, técnicos das VISAS e atores envolvidos, para discutir ações preventivas. “A idéia é orientar esses profissionais para que cumpram as normas sanitárias em seus estabelecimentos, e assim, prevenir a população dos riscos a saúde”, afirmou a coordenadora de alimentos da DIVISA, Vânia Correia.
No total, 6 municípios serão fiscalizados. Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Floriano, Água Branca e Amarante. “Além desses municípios nós teremos também uma equipe em pontos de apoio na rota para o litoral, em Piripiri, Altos, Campo Maior, Cocal de Telha e Piracuruca”, finalizou a coordenadora.
Por Cyntia Veras