Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Nutricionista do PSE alerta para alimentação saudável na volta às aulas
Para garantir que a garotada tenha energia suficiente para brincar e estudar com disposição, o lanche deve ser composto por nutrientes adequados.
O período de volta às aulas chegou e, com ele, a preocupação de como montar uma lancheira saudável para as crianças. Para garantir que a garotada tenha energia suficiente para brincar e estudar com disposição, o lanche deve ser composto por nutrientes adequados.
De acordo a nutricionista do Programa Saúde na Escola, da secretaria de Estado da Saúde, Elcira Delfino Nascimento, a alimentação escolar deve atender às necessidades nutricionais de crianças e adolescentes. "Não só em quantidade como em qualidade, apresentando harmonia entre os grupos energéticos, construtores e reguladores com a devida adequação aos indivíduos a que se destina", afirma.
Na opinião da nutricionista, a escola deve buscar ser um formador de hábitos saudáveis, em parceria com a família, que também desempenha papel fundamental. “A escola é um espaço representativo da sociedade e, como tal, reflete a problemática do crescimento da obesidade na população mundial e de forma preocupante no Brasil, atingindo todas as idades. A partir do 5 anos de idade, confirma a tendência de aumento acelerado do problema, para isso inúmeras atividades são repassadas através do PSE para alertar os pais e alunos” explica a nutricionista.
Elcira Delfino Nascimento, dá dicas de como inserir alimentos mais saudáveis e montar uma boa lancheira.
COMO MONTAR UMA LANCHEIRA COM ALIMENTOS SAUDAVEIS
- Evitar monotonia de opções. Procure variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer.
- Cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche;
- Sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em outra oportunidade;
- Sempre pergunte dos lanchinhos dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso;
- Além da fruta é necessário levar outra opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, bisnaquinha integral, barras de cereais, biscoitos integrais.
- As geléias de frutas e polenguinho são boas opções de passar no pão por não precisarem de refrigeração;
- Quando for biscoitos ou bolachas não deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Sempre separa as porções de 4 a 5 biscoitos para não correr o risco da criança passar da quantidade adequada;
- Orientar a criança quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas. O pão de queijo, enroladinho, esfiha e torta são boas opções.
- Sempre coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquece-se de beber água. Avise a professora para lembrar o seu filho de tomar a água.
- Os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.
Sugestões Variadas de Lanches
Opção 1: 3 bisnaguinhas integrais com geléia de morango, 1 caixinha de achocolatado e 1 maça.
Opção 2: 5 cookies integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 banana.
Opção 3: 3 torradas integrais com geléia de uva, 1 caixinha de achocolatado e 1 pêra.
Opção 4: 1 barra de cereais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 goiaba.
Opção 5: 1 lanche de pão integral com queijo processado que não precisa de refrigeração e suco de fruta de caixinha.
Por Adriano Magno