O Hospital Areolino de Abreu (HAA) realizou na manhã desta sexta-feira (10) o tradicional baile de carnaval para promover a interação entre os pacientes, familiares e servidores. A diretora geral, Maria das Graças Martins, explica que a realização de atividades de lazer é crucial para o tratamento dos pacientes, já que boa parte dos problemas que eles enfrentam tendenciona para o isolamento e, consequentemente, para a piora no quadro clínico.
Maria das Graças também é psiquiatra e atende no HAA. Segundo ela, os pacientes já aguardam, ansiosamente, pela festa de carnaval, que já vem sendo realizada há alguns anos. “Não sei precisar quando começamos a organizar a festa. Mas, sei que é um momento muito importante para o tratamento deles. A programação é organizada pelo pessoal da Terapia Ocupacional, junto com eles, colocando dança, música, apresentação de bandas e muita animação”, conta.
Entre os problemas de saúde mais comuns, a Bipolaridade, a Exaltação de Humor, o Humor Depressivo, a Esquizofrenia, que atinge a maioria dos pacientes, entre outros transtornos. Uma equipe multiprofissional garante o atendimento de qualidade aos pacientes, com odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, técnicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros.
“Todas essas doenças têm um percentual de cura, são passíveis de cura. Mas, o tratamento é realização com o intuito de garantir a estabilidade daquele determinado paciente, a fim de que ele volte ao convívio familiar, aos estudos, ao trabalho. Estamos construindo o Hospital Dia que irá garantir um atendimento mais específico para esses pacientes mais estáveis, onde o usuário dorme em sua residência, mas tem atendimento garantido durante o dia, com acompanhamento médico diário, caso necessário”, explica a diretora.
O HAA é uma Unidade Hospitalar – de Assistência Médica, de Ensino e de Pesquisa – de Referência em Psiquiatria e em Saúde Mental para o Estado do Piauí e outros estados vizinhos, como o Ceará, o Maranhão e o Tocantins. A unidade pertence à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e presta assistência médico-hospitalar a pacientes internos e externos, incluindo, também, os de semi-internação, que, futuramente, serão atendidos pelo Hospital Dia, citado anteriormente.
O HAA é composto por um ambulatório, um setor de urgência e emergência, um laboratório de análises clínicas, um Hospital Dia para semi-internação e sete unidade de internação, com capacidades para distribuição organizada de leitos, totalizando 202 leitos.
Por Flávio Moura