31 municípios que compõem o Território Entre Rios estão se organizando para receber recursos do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede Urgência e Emergência-, no programa do QualiSUS-Rede: uma cooperação entre Ministério da Saúde e o Banco Mundial. As articulações entre gestores e Ministério da Saúde estão sendo feitas através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM).
 
De acordo com a coordenadora do Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência, Christianne Rocha Leal, essa cooperação entre Governo Federal e municípios tem o objetivo de qualificar e fortalecer as redes regionais. Além do Piauí, outras 13 regiões do Brasil, consideradas estratégicas e prioritárias, receberão recursos na área da saúde pública.
 
Para discutir a gestão do programa, levantamento de dados, elaboração de projeto, eixos estruturantes e demais particularidades, o Grupo Condutor da Sesapi deu início na última sexta-feira (10) ao primeiro encontro com os gestores municipais sobre QualiSUS na sede da APPM, em Teresina.
 
O encontro foi conduzido por Christianne Leal, que destacou o alinhamento do projeto aos planos de trabalho já considerados prioritários pela Sesapi, como o fortalecimento da atenção primária, os sistemas logísticos e a rede de atenção à saúde, incluindo de urgência e emergência e a Rede Cegonha. "O nosso primeiro encontro serviu para levantar dados, as dificuldades e como aplicar os recursos na área de Urgência e Emergência. Depois desses dados, junto com os gestores, vamos saber onde melhor aplicar esses recursos”, explica.
 
O Grupo de Condução Regional terá representantes do Governo Federal, da Sesapi, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) e das prefeituras. "O momento também é de construir um projeto que atenda as necessidades das cidades deste Território, escolhido para fortalecer e qualificar as redes de saúde e garantir o acesso com qualidade à saúde, mediante agenda de trabalho e cronograma", afirma Christianne. A coordenadora lembra, inclusive, que a escolha das regiões se deu pelo critério de ponto estratégico, além de prioritário, para a implantação do programa QualiSUS.
 
Até o final dos trabalhos, previsto para o dia 25 deste mês, o Grupo de Condução Regional deve concluir os primeiros levantamentos, que levarão em conta dados demográficos, perfil sócio-econômico, dados de morbidade, indicadores de saúde e outras informações epidemiológicas, assim como o acesso, a cobertura e a produção da atenção primária, dos serviços de apoio de diagnóstico e da atenção especializada e hospitalar.
 
Participam da oficina representantes das áreas técnicas da Sesapi, das secretarias de saúde dos municípios envolvidos e apoiadores do Ministério da Saúde destacados para orientar os participantes da atividade, que terá continuidade  nesta terça-feira (14), na Central de Regulação do Samu, a partir das 08h30, no bairro Dirceu Arcoverde.
 

Por Adrianno Magno