Em todo o Brasil, cerca de 1.320 municípios já fizeram a adesão ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). No Piauí, são 52 municípios que oferecem emprego para profissionais de saúde.
 
O prazo de inscrições e entrega de documentos se encerram a meia-noite desta terça feira (14). As vagas foram destinadas as pessoas interessadas em atuar nas equipes de saúde da família e outras estratégias da atenção básica. 
 
Ao todo, o Provab trouxe para as cidades brasileiras uma oferta de 2 mil vagas para médicos, enfermeiros (1 mil) e cirurgiões dentistas (700). Mesmo com algumas desistências por dificuldades financeiras, dados do Ministério da Saúde apontam que um em cada cinco municípios brasileiros já aderiu este ano ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica.
 
Os municípios interessados tiveram até o último dia 7 de fevereiro para fazer sua adesão e os profissionais de saúde até o dia 12, segundo edital publicado no último dia (31) no Diário Oficial da União.
 
Para a gerente de Atenção Básica da secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Cassandra Borges Costa, os municípios devem atentar para os benefícios que o Programa leva à população, mesmo que aquela cidade demonstre fragilidade financeira. “Não é pelo fato das cidades não ter nenhuma contra partida do Ministério da Saúde que os gestores deixarão passar esta oportunidade. Pois além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão o incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte às atuações dos profissionais”, esclarece.
 
A gerente afirma também que não é possível saber o total de inscritos no Piauí porque o sistema de cadastro é feito na própria cidade que se inscreve no Programa, através de portaria. “Não temos como saber este número, nem a Sesapi e nem mesmo o Ministério, já que a contratação e feita pelo sistema do próprio município. Aqui a maioria que aderiu foram aqueles municípios que  não possuem médicos de plantão e profissionais da Atenção Básica”, explica Cassandra. 
Os municípios serão responsáveis pela contratação e remuneração dos profissionais, bem como pelo custeio de moradias quando houver necessidade.
 
A divulgação da lista dos profissionais habilitados e dos municípios que aderiram ao programa está prevista para o próximo dia 15. Os candidatos habilitados deverão então efetuar inscrição para a fase de triagem e seleção de 15 a 20 de fevereiro. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 24 de fevereiro. Os profissionais devem começar a prestar o serviço nas unidades de saúde já a partir de março. As dúvidas podem ser tiradas no site:www.saude.gov.br/provab