Os municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) puderam se inscrever até esta sexta-feira (24) para participar da Semana de Saúde na Escola, que vai mobilizar as comunidades escolares sobre o tema da obesidade, de 05 a 09 de março. O assunto será trabalhado nas escolas ao longo do ano letivo de 2012. De acordo com a diretoria técnica do PSE da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Clarisse Madeira, mais da metade das 155 escolas já estão confirmadas para a campanha.
“Esse evento tem uma importância enorme para os escolares e para a população de cada município, já que estamos levando mais qualidade aos nossos alunos através das ações da atenção básica”, destaca Clarisse. Até o meio-dia de hoje, ao todo, 97 escolas já estavam confirmadas. Os técnicos acreditam que a média deverá permanecer entre 60% e 70%.
De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 05 e 09 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
Ainda segundo a POF, os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.
Como parte do PSE, a semana visa alertar os estudantes da rede pública da educação básica sobre o problema, com ações de avaliação das condições de saúde, prevenção, promoção e educação permanente, de profissionais, adolescentes e jovens.
Por Adrianno Magno