O município de Elesbão Veloso, região Sul do Estado, agora conta com uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o Samu. A solenidade de inauguração do novo benefício aconteceu na manhã deste sábado (25), com a presença da secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, do prefeito da cidade, Manoel Moura, da coordenadora Estadual do Samu, Christianne Rocha, além de outras autoridades e representantes da Saúde Pública local.
 
Essa é a 24ª base descentralizada do Samu no Estado do Piauí e conta com oito profissionais de saúde. "Sabemos da ansiedade da população elesbonense para o início das atividades deste serviço e, por isso, tamanha alegria neste momento, entregando uma base totalmente equipada, com uma equipe profissional pronta para bem atender todas as pessoas dessa região, 24 horas por dia, gratuitamente, bastando, para isso, acionar o serviço por telefone, através do número 192", ressaltou Christianne Rocha.
 
O prefeito Manoel Moura, ao fazer uso da palavra, agradeceu o empenho e a pronta disponibilidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que coordena e faz a intermediação para a implantação das bases descentralizadas, através do Ministério da Saúde, e também agradeceu a secretária Lilian Martins, por outras ações destinadas à saúde de Elesbão Veloso, como a total climatização do Hospital Estadual Norberto Moura, com reforma e adequação de outros espaços.
 
"Desde que assumi a gestão de Elesbão Veloso venho lutando pela implantação do Samu em nossa cidade, mas, logo fui informado de que o município não compreendia os critérios estabelecidos pelo Ministério. Com o passar dos anos, garantimos esses critérios e fomos agraciados com uma base em nossa cidade. Em 30 dias conseguimos um local e fizemos a total adequação, que é este espaço, agora, moderno e pronto para que a população dele usufrua", disse o prefeito Manoel Moura.
 
A secretária Lilian Martins, por sua vez, parabenizou o empenho do município, uma vez que a implantação de uma base descentralizada demanda recursos e esforços das três esferas públicas: a cidade, o Estado e o Governo Federal. "Isso é um esforço de muitos, mas, principalmente, de Elesbão Veloso. É um serviço que traz grandes benefícios para a população, garantindo um pronto-atendimento ainda no local do incidente. Aqui, faço votos de bom uso e garanto total apoio ao município, em especial, para o desenvolvimento da saúde desta cidade: eu não meço esforços para isso", frisou Lilian.
 
O Samu é capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. No caso de Elesbão Veloso, a referência hospitalar é o próprio Hospital Norberto Moura ou, em casos mais graves, o Hospital de Valença, referência na região.
 
Além de Elesbão Veloso, Palmeirais também teve sua base descentralizada do Samu recém-inaugurada, na última quinta-feira (23). Na próxima quarta-feira (29) será a vez dos municípios de Curimatá e Parnaguá e, no dia 1º de março, a vez de Canto do Buriti.

 
Por Flávio Moura