A resolutividade dos hospitais regionais e estaduais de referência do Piauí contribuiu para uma queda no número de transferências para Teresina no período de carnaval. Foi o primeiro feriadão com grande movimento enfrentado pelas unidades de saúde após o novo modelo de gestão adotado pela Secretaria de Estado da Saúde: a escolha dos diretores após processo seletivo.
 
Foram mais de 4 mil atendimentos e pouco mais de 40 transferências para Teresina entre o Hospital de Urgência e outros locais. No litoral do estado, por exemplo, onde a população de Luis Correia duplica durante o carnaval, o Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, transferiu apenas 4 pacientes. Dois por perfuração de arma branca. Em Picos foram apenas seis transferências.
 
“Essa redução se deve muito a implantação do serviço de traumato-ortopedia, iniciado em outubro do ano passado nas unidades de saúde de Campo Maior, Piripiri, Oeiras e São Raimundo Nonato. Em Floriano, Parnaíba e Picos já existia esse serviço”, afirma Ernani Maia, Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
 
Em Uruçuí, no sul do estado, foram quatro transferências durante o carnaval, já em Bom Jesus foram sete pacientes encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Todos os casos são de alta complexidade. Em São Raimundo Nonato, onde é grande o número de turistas durante a folia de momo, foram cinco pacientes transferidos. Em Piripiri e Corrente, no total, foram 5 encaminhamentos para a capital.
 
"Isso é a prova que os hospitais estão conseguindo resolver seus atendimentos no próprio município", ressalta Ernani Maia.
 
HPM - Na sexta-feira, antes do carnaval, o Hospital da Polícia Militar (HPM) realizou um mutirão de cirurgias ortopédicas de pacientes eletivos referenciados pelo HUT. Foram 30 procedimentos cirúrgicos que contribuíram para desafogar aquela unidade de saúde nas vésperas do carnaval. Um novo mutirão está sendo programado.
 
De acordo com o diretor do HPM, coronel Gerardo Rebelo, só no mês de janeiro o hospital realizou mais de 500 cirurgias. “Só ortopédicas foram 227, cirurgias gerais foram 205, ginecológicas foram 88, dentre outras”, finaliza.
 
Dados de atendimentos em alguns hospitais:
 
Campo Maior
 
Atendimentos: 587
Transferências: 18
 
Bom Jesus
 
Atendimentos: 308
Transferências: 06
 
Uruçuí 
 
Atendimentos: 639
Transferências: 4
 
Parnaíba
 
Atendimentos: 874
Transferências: 4
 
SRN
Atendimentos: 399
Transferências: 5
 
Picos
 
Atendimentos: 432
Transferências: 6
 
Oeiras
 
Atendimentos: 583
Transferências: 04
 
Corrente
 
Atendimentos: 246
Transferências: 02
 
Piripiri:
Atendimentos: 350
Transferências: 3