A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, participou da reunião de gestão com os órgãos estaduais da Dimensão Social II, na manhã desta segunda-feira (27), no Palácio de Karnak, onde apresentou o andamento das metas propostas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para execução no primeiro semestre deste ano. O encontro reúne gestores e assessores técnicos, sob a coordenação do governador Wilson Martins, e acontece uma vez a cada mês, avaliando e monitorando cada meta apresentada.
Dentre os avanços, o aumento da resolutividade no atendimento e solução de problemas de saúde pelos Hospitais Regionais e Estaduais, nos municípios do interior com grande população, ganha destaque. Obras estruturantes, ações de saúde primária e de vigilância e atenção, avanços nas políticas e atividades na área da saúde mental, dentre outros assuntos, também tiveram importantes saltos nos indicadores, que repercutem, diretamente, na melhoria da qualidade dos serviços de saúde pública.
As ações de vigilância sanitária estão sendo descentralizadas, adequando espaços físicos, monitorando a qualidade da imagem de mamografias, com previsão de aquisição de mais cinco mamógrafos, além da qualidade da água, a rotulagem de alimentos. No entanto, a secretária Lilian Martins ressalta que a área da saúde tem um aspecto bastante particular, uma vez que diversas ações dependem de pareceres de outras instâncias e órgãos, o que dificulta a celeridade no cumprimento de algumas propostas.
“São avanços consideráveis, principalmente, quando constatamos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) uma queda no número de atendimentos a pacientes vindos do interior, o que prova a resolutividade que os municípios estão conseguindo dar, graças aos esforços, investimentos, nos Hospitais Regionais e Estaduais”, frisou a secretária.
A estrutura física do novo laboratório para exames de paternidade também está garantida para este mês de março, faltando, apenas a aquisição de equipamentos. A previsão é para que em abril o laboratório seja inaugurado. “A capacitação de profissionais e outros detalhes também estão sendo providenciados, o quanto antes. De fato, melhorias de infraestrutura têm sido uma realidade”, afirmou a secretária.
E, dentre as demais ações, a inauguração de novas Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAS), sendo que cinco estão prontas (Ribeira do Piauí, Lagoinha, Novo Santo Antônio, Lagoa do Sítio, São João da Canabrava) e outras duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em construção, aguardando a aquisição de equipamentos (Oeiras e São Raimundo Nonato). Novas bases do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) também serão inauguradas nos próximos dias.
Por Flávio Moura