Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Profissionais das Regionais de Saúde participam de Capacitação‏
O treinamento aconteceu no auditório da 4ª Regional, no Dirceu Arcoverde
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Atenção à Saúde (SUPAT), realizou neste mês de fevereiro a I capacitação sobre Política de Atenção Básica. As ações foram oferecidas para profissionais enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, dentre outros profissionais das 11 Regionais de Saúde do Piauí que atuam nesta área.
O treinamento aconteceu no auditório da 4ª Regional, no Dirceu Arcoverde, e teve a participação de representantes de todos os hospitais regionais, menos Parnaíba. O objetivo da capacitação é de fazer com que os profissionais identifiquem a relação entre o trabalho e o processo no desenvolvimento de ações de prevenção em saúde em cada área de atuação, além de contribuir para o desenvolvimento de ações de promoção e vigilância em saúde.
O curso está sendo ministrado por técnicos da Sesapi, sendo Saúde Bucal, Núcleo de Saúde da Família, Programa Saúde na Escola e Especificidades Regionais.
Segundo Cassandra Costa, técnica da Sesapi e uma das palestrantes, o conteúdo abordado conta com estratégias pedagógicas, aulas expositivas, discussão em pequenos grupos e dinâmicas para desenvolvimento das habilidades dentro das Regionais.
“Durante toda a oficina destacamos a importância desses profissionais estarem cada vez mais preparados para atuarem com dinamismo nos programas do Governo Federal, esperamos que ao sair daqui possamos aumentar a sintonia entre esfera estadual e municipal nos nossos serviços na área da Atenção Básica”, explicou.
A enfermeira de Campo Maior, Liana Sousa, afirmou que os municípios ainda sentem um pouco de dificuldade em desenvolver alguns desses projetos e a capacitação ajuda a tirar muitas dúvidas. “É importante que os profissionais do interior possam participar desses encontros, pois podemos falar das nossas carências e se aperfeiçoar naquilo que fazemos de bom nos nossos hospitais”, disse.
Ao final do treinamento, os servidores receberão ofícios sobre o Seminário Estadual de Promoção da Saúde e sobre a adesão dos municípios ao PMQA (Programa Nacional de Melhoria do Acesso a Qualidade.
Etapas
A capacitação é dividida em módulos nos turnos da manhã e da tarde. Pela manhã as atividades começaram às 8h com palestras sobre a Apresentação do Panorama da Atenção Básica, Compensação das Especificidades Regionais (CER), Programa Saúde na Escola (PSE). Na parte da tarde, a partir das 15h o curso traz palestras sobre o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Saúde Bucal.
Por Adriano Magno