A maternidade Dona Evangelina Rosa alerta para a importância de fazer e utilizar corretamente o Cartão SUS. O documento contém informações pessoais e dados sobre os procedimentos clínicos que já foram realizados, agilizando assim, o processo  de atendimento do Sistema Único de Saúde, que antes era feito manualmente. No ato da entrada em alguma unidade do sistema SUS, o usuário deve apresentar o documento.
 
O Cartão SUS é importante para toda a população e até mesmo para aqueles que possuem plano de saúde. “É necessário que as pessoas, mesmo sem estar doente, procurem retirar o cartão SUS como forma de precaução”, enfatiza o diretor técnico da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Josué Nascimento.  
 
Além de agilizar os procedimentos para marcar consultas, retirar medicamentos nas farmácias básicas, marcar exames e outros serviços buscados pelo usuário, o cartão SUS possibilita ao Ministério da Saúde um maior planejamento e controle das ações de Saúde em todo o país. Objetivo é melhorar o atendimento na saúde e criar políticas de acordo com a demanda específica  de cada região. O portador deste cartão mantém um número de identificação.
 
O documento pode ser solicitado no posto de saúde mais próximo ou em quaisquer unidades de atendimento do SUS. É necessário apenas entregar as cópias da Carteira de Identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência. Para menores de idade: Certidão de nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da Mãe.
 
Vale lembrar que mesmo que o paciente não disponha do cartão, ele não deixará de ser atendido. Porém, o município não terá como receber pelos serviços médicos prestados. O cartão é que faculta este ressarcimento.
 
 
Por Carolina Durões